1. Como é que acha que o ano correu?
Esta pergunta permite perceber quais os momentos em que o seu filho se destacou e quais os que foram menos positivos. Desta forma, poderá avaliar quais os progressos que o seu filho fez ao longo do ano e onde ele terá de melhorar no próximo.
2. Quais foram os pontos fortes do meu filho a nível académico e sócio-emocional?
Como é que o seu filho se comportou em ambiente de sala de aula e na relação com os outros? Foi melhor a Matemática ou a Ciências? Soube ouvir e participar positivamente na sala de aula?
Estas questões podem ajudá-lo a perceber onde é que o seu filho se destaca e onde pode precisar de mais ajuda no próximo ano.
3. Houve espaço para um crescimento emocional e académico na sala de aula?
Ou seja, o seu filho é participativo e gosta de intervir ou é mais do tipo de ficar calado? Ou, por outro lado, as dificuldades que ele sentia no início do ano foram superadas?
4. Que competências deve ele praticar nas férias de verão?
O tempo de férias deve servir também para continuar a estimular o cérebro das crianças, para que não se "esqueçam" do que aprenderam ao longo do ano. Serve também como preparação para o ano que se segue. Pergunte ao professor que áreas devem ser trabalhadas, e foque-se nelas durante este período.
5. Como podemos potenciar os conhecimentos do meu filho?
O professor é, sem dúvida, a melhor pessoa para o orientar nos recursos que pode usar nas férias para continuar a estimular os conhecimentos da criança. Peça-lhe conselhos acerca de livros de apoio e até técnicas que podem ajudar o seu filho a apreender melhor a matéria, e que não têm de passar obrigatoriamente por livros.
6. Como posso ajudar o meu filho a ter sucesso no próximo ano?
Esta pergunta pode ajudá-lo a seguir a direção certa nos estudos no próximo ano. O professor sabe quais as matérias que vão ser dadas no ano seguinte e pode ajudar o seu filho a preparar-se para elas de forma positiva.
7. Como posso ajudar o professor no próximo ano?
A educação do seu filho não depende única e exclusivamente de si ou do professor. Mas, sim, de três pessoas: o professor, o encarregado de educação e o aluno. Só assim os resultados podem ser positivos.
Por isso, converse com o professor sobre como pode intervir de forma positiva na educação do seu filho em ambiente escolar.
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