Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
O antigo ministro da Educação Nuno Crato considerou hoje importante que se resolva o impasse entre o Governo e os sindicatos de professores o mais depressa possível, alertando para o “efeito nocivo que as greves têm sobre os alunos”.
O Agrupamento de Escolas de Marrazes, em Leiria, criou um ‘kit’ de boas-vindas em quatro línguas e com comunicação acessível, para ajudar na integração de alunos e famílias imigrantes.
A demógrafa Maria João Valente Rosa advertiu hoje que a atual crise financeira pode levar muitos pais a voltar adiar a decisão de ter um filho até as condições se regularizarem ou tornarem-se “menos arriscadas” como aconteceu durante a pandemia.
Mais de 47 mil crianças frequentam creches de forma gratuita, metade delas nascidas depois de setembro de 2021, revelou hoje a ministra do Trabalho, que anunciou a criação de uma aplicação para os pais consultarem a oferta disponível.
O secretário-geral da Fenprof disse hoje que a adesão à greve de professores no distrito de Lisboa é "superior a 90%", com muitas escolas fechadas, e acusou as autoridades de enviarem inspetores aos estabelecimentos durante a manhã.
Uma greve de professores que se vai prolongar durante 18 dias arranca hoje e realiza-se por distritos, começando em Lisboa, para onde está marcada uma concentração na Praça do Rossio.
Dezenas de professores, auxiliares, alunos e encarregados de educação da Escola Secundária de Palmela participaram hoje numa marcha entre aquele estabelecimento de ensino e a Câmara Municipal, pela dignificação de carreiras e defesa da escola pública.
Empresas de turismo condenadas nos últimos dois anos por despedimento ilegal de grávidas, puérperas ou lactantes estão excluídas das candidaturas, a partir de 01 de fevereiro, a apoios para pagar empréstimos à banca contraídos no contexto covid-19.
Delegados sindicais e professores manifestam-se desde terça-feira ao final da tarde no acampamento de professores junto ao Ministério da Educação. A iniciativa é da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), como disse Mário Nogueira, secretário-geral daquele organismo. Vários professores pernoit
A Meta, empresa-mãe do Instagram e Facebook, redes sociais regularmente acusadas de prejudicar a saúde mental dos utilizadores mais jovens, determinou o fim dos anúncios que segmentem os adolescentes com base no seu género.
O primeiro-ministro disse hoje em Benavente ser “absolutamente falso” que os municípios vão passar a contratar professores e que não vai ser cumprida a lista de graduação nas contratações.
O Grupo LEGO anunciou recentemente a expansão da sua Coleção Botânica com dois novos sets para construtores adultos: LEGO Buquê de Flores Silvestres e LEGO Peça de Centro de Flores Secas.
Centenas de professores, auxiliares e até alunos concentraram-se hoje em frente a escolas por todo o país e há estabelecimentos fechados “do Minho ao Algarve”, disseram à Lusa fontes sindicais.
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis começou hoje a distribuir 500 bicicletas por cinco agrupamentos escolares desse concelho do distrito de Aveiro, para alunos do terceiro ciclo e secundário usarem nas suas deslocações entre casa e escola.
É possível em vários sites na internet comprar trabalhos académicos. Uma tese de mestrado, por exemplo, pode custar 800 euros, e apesar de se tratar de fraude académica compatível com expulsão da instituição de ensino, a prática não é criminalizada devido a um vazio na lei.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) promete acampar até sexta-feira em frente ao Ministério da Educação, numa iniciativa que tem hoje início e que visa obter respostas da tutela às revindicações dos docentes.
Uma mulher grega de 34 anos, suspeita de assassinar as três filhas num período de três anos, compareceu a um tribunal em Atenas esta segunda-feira, no início do julgamento deste caso que chocou a Grécia.
Professores da secundária Gil Vicente, em Lisboa, estiveram hoje concentrados em protesto em frente à escola, encerrada devido à greve, para exigir respeito e dignidade para a profissão e pedir que o ministro oiça os docentes.
Um artigo de opinião da Advogada Ana Leonor Marciano, especialista em Direitos Humanos, violência de género, violência doméstica, Direitos das crianças.
O Governo autorizou a Parque Escolar a gastar cerca de 27 milhões de euros nos próximos cinco anos para obras em 173 escolas do ensino secundário, segundo diploma hoje publicado em Diário da República.
O ministro da Educação manifestou hoje no parlamento a intenção de iniciar “outros processos negociais” com os professores, recordando o atual “contexto de contestação”.
Mais de uma centena de professores protestou hoje junto ao agrupamento de Escolas de Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, contra as propostas apresentadas pelo Governo, designadamente no que respeita aos concursos.
O ministro da Educação reafirmou hoje que os professores não vão passar a ser contratados pelas autarquias, um modelo que nunca "estará em cima da mesa", até porque também desagrada ao ministério.