O ministro das Relações Exteriores, Ralph Regenvanu, anunciou a decisão esta semana numa conferência na capital do país, Port Vila. A medida também afetará os copos e talheres de plásticos, assim como o poliestireno, palitos de plástico e vários tipos de embalagens para alimentos.

15 números que assustam: o que não acaba no lixo acaba no mar
15 números que assustam: o que não acaba no lixo acaba no mar
Ver artigo

Regenvanu explicou que um estudo demonstrou que as fraldas de uso único são o objeto mais comum nos resíduos domésticos na capital do país.

"Proibi-las reduzirá consideravelmente a quantidade de resíduos plásticos", afirmou o ministro.

Vanuatu, um país à mercê do clima

Vanuatu é um dos países mais afetados pelas alterações climáticas em consequência do aumento do nível do mar e das temperaturas. Por este motivo adota uma política ambiental agressiva.

No ano passado, o país proibiu os sacos de plástico descartáveis.

As fraldas descartáveis, que não podem passar por uma compostagem e não são biodegradáveis, representam um desafio para o meio ambiente porque contêm plástico e substâncias químicas.

"Plogging": Ativista percorre 300 quilómetros para limpar lixo das praias
"Plogging": Ativista percorre 300 quilómetros para limpar lixo das praias
Ver artigo

Europa avança com medida semelhantes

Os negociadores dos estados-membros da União Europeia (UE) e do Parlamento Europeu chegaram a um acordo em dezembro para proibir a maioria dos plásticos de utilização única.

A medida pode entrar em vigor já em 2021.

Estima-se que mais de um milhão de aves e 100.000 mamíferos marinhos morrem a cada ano como resultado dos resíduos plásticos que chegam ao mar, incluindo palhas, que podem demorar até 500 anos para se decomporem no meio ambiente, de acordo com um relatório da Greenpeace.

Adotada em tempo recorde após a proposta inicial da Comissão Europeia em maio, a nova legislação europeia proibirá dezenas de categorias de produtos (incluindo cotonetes, palhinhas e colherzinhas de café) que representam 70% do plástico que termina em praias e oceanos.