“A Universidade do Porto conseguiu atingir as 72 parcerias internacionais que envolvem perto de um milhar de universidades dos cinco continentes, mais de 7.600 mobilidades e um financiamento global de 165 milhões de euros”, lê-se numa nota informativa que a UP enviou à comunicação social no âmbito da distinção da European Association for International Education (EAIE).

O prémio 'Institutional Award for Innovation in Internationalisation' dado à UP na passada segunda-feira em Liverpool, no Reino Unido, foi recebido pelas mãos da vice-reitora para as Relações Externas e Cultura da Universidade do Porto, Maria de Fátima Marinho, acrescentou a mesma fonte da UP.

Uma das justificações que a UP sustenta para receber o prémio e justificar a “atitude pró-ativa” é o facto de a própria Universidade do Porto encabeçar a coordenação de 14 destes 72 consórcios (parcerias internacionais) de instituições de ensino superior, estando também na alçada da UP a “gestão direta de projetos no valor de 41 milhões de euros”.

Com o galardão da EAIE, a UP vê reconhecida, pela maior associação do setor da Educação, a estratégia de “promoção da internacionalização” que tem levado a cabo nos últimos anos, em particular no que diz respeito à participação e coordenação de consórcios e projetos europeus de mobilidade internacional de estudantes, docentes e colaboradores.

“No contexto de crise económica e financeira que se vive no País, agravado pelos cortes orçamentais às universidades públicas e consequente diminuição dos apoios à mobilidade internacional, a Universidade do Porto redefiniu a sua estratégia de internacionalização, passando a dar especial ênfase à obtenção de fontes de financiamento alternativas”, explica aquela instituição, sublinhando a “atitude pró-ativa” adotada pelo Serviço de Relações Internacionais nas candidaturas a programas comunitários de apoio ao Ensino e Formação – nomeadamente o ‘Erasmus Mundus’ e o ‘Erasmus+’.

No ano letivo de 2015/2016, a Universidade do Porto recebeu 3.785 estrangeiros, 1.769 para grau completo (o curso inteiro na UP), mais 2.016 em mobilidade (fazem seis meses ou um ano em Erasmus ou outros programas de mobilidade).

No ano letivo de 2014/2015, a UP recebeu 3.430 estrangeiros, sendo 1.563 com grau completo e 1.867 em mobilidade, e no anterior (2013/2014) acolheu 3.207 estrangeiros, sendo 1.510 com grau completo e 1.697 em mobilidade.