Durante uma manhã, a Praça de Alimentação do Forum Aveiro será o local de encontro de várias famílias portuguesas para uma apresentação de cozinha saudável que procura sensibilizar para um estilo de vida mais equilibrado.

Conscientes das necessidades cada vez maiores de poupança de tempo e de praticidade no dia a dia das famílias, o Forum Aveiro e o Lidl Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, prepararam um showcooking com o Chef Hêrnani Ermida, que pretende dar a conhecer propostas de lanches saudáveis, eficazes e fáceis de integrar na alimentação de todas as gerações, que irão revelar também algumas dicas para a redução do consumo de açúcar, de sal e de gorduras.

Para participar nesta apresentação no Forum Aveiro, que conta com lugares disponíveis limitados ao espaço existente, basta fazer uma inscrição através do email projetoturmaimbativel@gmail.com.

showcooking forum aveiro
showcooking forum aveiro créditos: Forum Aveiro

A Turma Imbatível é um projeto do Lidl Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Saúde e Direção-Geral da Educação, que faz chegar às crianças do 1º ciclo do ensino básico, e este ano também aos avós, mensagens simples, centradas não só na importância da alimentação equilibrada, mas também na relevância da atividade física, da higiene oral, das horas de sono, e na importância de temas como o desperdício alimentar, a conservação dos alimentos e a cadeia de valor.

Com ação ativa nas escolas de norte a sul do país, realiza jogos lúdico-pedagógicos onde se demonstra a importância de escolhas saudáveis, quer no processo de compra, quer no seu consumo em casa. Estes ensinamentos têm especial relevância numa altura em que, segundo dados da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), 28,5% das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, têm excesso de peso.

Desde o início deste ano letivo, a Turma Imbatível já visitou 78 escolas, 16 distritos e impactou mais de 5.600 alunos. Só no ano passado, a Turma Imbatível abrangeu 7.775 crianças e distribuiu 15.550 peças de fruta nas escolas. Com uma experiência de seis anos a promover projetos em prol de estilos de vida saudável, o Lidl Portugal, já impactou cerca de 52 000 alunos em 300 escolas, o que se traduziu já numa mudança visível de comportamento e adoção de estilos de vida mais saudáveis nos hábitos destes alunos.