Um rapaz grego de nove anos feriu gravemente o olho esquerdo enquanto fixava a luz verde de um ponteiro laser. O exame revelou um grande buraco na mácula, uma área de 1 a 2 milímetros que fica localizada no centro da retina. Esta zona do olho tem a maior concentração de células visuais e controla a definição e nitidez da visão necessária para a leitura, escrita e condução de automóveis, e ainda para discernir detalhes específicos em rostos humanos.

No relatório médico, publicado no New England Journal of Medicine e divulgado pela CNN, os especialistas dizem que os exames adicionais revelaram mais duas áreas lesadas abaixo do buraco macular, e explicam que a lesão é irreversível.

Estes buracos maculares são tipicamente tratados com uma cirurgia muito arriscada – o paciente corre quase 100% de risco de formação de cataratas. Neste caso, porém, e porque o buraco macular foi provocado pela queimadura de laser, os nervos do olho que absorvem a luz foram totalmente danificados, como confirmou a professora-assistente de oftalmologia da Universidade de Tessália, Sofia Androudi. Isto quer dizer que “mesmo que a cirurgia fosse bem-sucedida, a criança seria incapaz de ver.”

A especialista alerta que “muitas vezes as crianças escondem lesões ou problemas oculares dos adultos e suspeita que a lesão com o ponteiro tenha sido feita um ano antes de ser diagnosticada. “Mas mesmo que ele tivesse chegado antes, não havia terapia disponível”, disse. A criança foi consultada há um ano e meio e, desde então, não apresentou qualquer melhoria.

O médico Thomas C. Lee, diretor do Centro de Visão do Hospital Infantil de Los Angeles, chamou a atenção para os perigos deste tipo de objeto. “O laser é muito poderoso; o seu calor é como uma lupa a queimar um bocado de papel.”

Vários países proíbem a venda de ponteiros laser a partir de uma certa potência (nos EUA, mais de 0,05 watts). No entanto, este tipo de produto pode ser facilmente adquirido na internet.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.