De 2001 para 2007, o número de bebés nascidos antes do tempo aumentou 45%, passando de 6069 para 8801, ou seja, mais 2732, noticia hoje o “Diário de Notícias”.
Os dados são do INE, que demonstram uma tendência que é um sinal dos tempos. Engravidar tardiamente e o o recurso a técnicas de tratamento da infertilidade são duas razões apontadas como impulsionadoras deste aumento.
Segundo o DN, esta tendência de subida contraria os objectivos estipulados no Plano Nacional de Saúde. A meta para 2010 era de 4,9%, mas, em 2007, a taxa de nascimentos prematuros foi de 9,1%.
A alta-comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, disse ao DN que «as metas vão ser revistas. O objectivo de baixar não é real».
O número de nascimentos prematuros (antes das 37 semanas) está a subir há anos. Só entre 2005 e 2007 o incremento foi de 37%, ou seja, se há três anos nasceram 6814 prematuros, no ano passado registaram-se 8801 casos.
Maria do Céu Machado explicou as razões para este fenómeno, destacando o papel da procriação medicamente assistida (PMA), grupo de técnicas de tratamento da infertilidade.
«Nascem mais gémeos na sequência da PMA, o que aumenta o risco de partos prematuros», explicou ao jornal. A idade em que as mulheres têm filhos também é mais avançada, «aumentando o risco de gravidez e de a mulher ter outras patologias».
Há mais abortos espontâneos, mas também provocados, quando há risco para a mãe ou para o bebé. Jorge Branco, presidente da Comissão Nacional de Saúde Materna e Neonatal, disse ao jornal que «as mulheres têm mais stress e as condições de trabalho difíceis aumentam o seu sofrimento físico. O útero torna-se mais reactivo, desencadeando reacções que põem em risco a gravidez».
05 de Dezembro de 2008
Veja ainda: Registo de crianças em todas as maternidades do SNS
Música de relaxamento para bebés e mamãs
Amamentação pode aumentar força do pulmão dos bebés
Primeiro banco de leite materno abre em Janeiro
Casais inférteis reclamam apoios do Estado

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.