A notícia é avançada pelo Diário de Notícias. De acordo com uma comunicação da McDonald's Europa, a empresa já pediu aos colaboradores que mudem a "a forma como se referem aos brinquedos das Happy Meals".
"Por exemplo, nos Estados Unidos, têm instruções para falar do nome dos brinquedos sem qualquer referência a género. Esta diretiva está no manual de treino que são supostos seguir", salienta a mesma nota
"De acordo com a nossa política global, as equipas [em Portugal] serão instruídas para descrever os brinquedos pelas suas qualidades e não oferecer certos brinquedos a rapazes e outros a raparigas", garantem.
Até 18 de fevereiro foram vendidos Happy Meals com questionários relacionados com os brinquedos My Little Pony (rotulados como sendo para raparigas) e Transformers (para rapazes).
Iniciado com uma pergunta em que se definia o género da criança - "Estás pronta para te juntares à equipa?" no caso do My Little Pony; "estás pronto?" no dos Transformers.
Os questionários tinham cinco perguntas. Na primeira, "qual o teu maior talento?", as opções de resposta para elas eram "rapidez", "liderança", "criatividade" e "culinária". No questionário dos rapazes, as duas primeiras opções mantinham-se, mas as duas últimas passavam a "trabalho de equipa" e "força".
Na segunda pergunta, "O que é mais importante para ti", as respostas "aventura" e "sabedoria" eram iguais para rapazes e raparigas, mas para estas as duas últimas opções eram "estilo" e "diversão", enquanto para os rapazes surgiam "poder" e "segurança".
Na descrição da personalidade, todas as respostas eram diferentes: para elas, qualidades como "feliz" , "generosa", "leal", para eles "calmo", "temível", "audaz".
"Em português, há uma distinção na forma como se refere o feminino e o masculino e isso surge na tradução da embalagem das Happy Meals subordinadas aos temas My Little Pony e Transformers", admite a McDonald"s Europa ao referido jornal.
"Tendo analisado a situação, reconhecemos que esta situação pode ser mal interpretada e no futuro usaremos outra forma verbal de modo a certificar que não estamos involuntariamente a influenciar a escolha e variedade de brinquedos dos nossos jovens clientes", conclui a nota.
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