O fim de semana vai ser marcado por chuva, vento forte e possibilidade de queda de neve também em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique.

No concelho de Castro Daire, esta sexta-feira depois de almoço, “por uma questão de precaução, foram encerradas algumas escolas primárias, nomeadamente a do Mezio, a das Carvalhas e a de Picão”, explicou o vice-presidente da autarquia, Eurico Moita.

Por outro lado, “houve alunos que frequentam a Escola Básica 1 de Castro Daire que vivem na zona de Bustelo, Almofala e S. Joaninho que fizeram a refeição e foram para as suas casas”, referiu, acrescentando que o fim de semana começou mais cedo para cerca de 250 alunos do concelho.

Eurico Moita justificou que a decisão se ficou a dever ao facto de as previsões meteorológicas apontarem para a queda de neve em cotas acima dos 400/600 metros, o que poderia complicar o regresso a casa dos alunos que vivem na Serra do Montemuro.

“Entrámos em contacto com a empresa que habitualmente efetua os transportes escolares para os levarem”, por as suas viaturas ainda conseguirem circular nas estradas, acrescentou.

Em Cinfães as escolas não encerraram

No concelho de Cinfães não há escolas encerradas, mas cerca de 50 alunos também foram transportados mais cedo para casa.

“Os alunos que residem nas aldeias da Serra do Montemuro (Gralheira, Ramires, Alhões e Bustelo) já foram levados para as suas residências, porque depois não conseguiriam chegar lá. Os outros mantêm as aulas normais”, explicou o presidente da autarquia, Armando Mourisco.

Segundo o autarca, os alunos foram transportados cerca das 13h30 “até onde ainda é transitável e, daí, foram para as suas aldeias nos jipes dos bombeiros e do município”.

A mesma solução foi posta em prática no concelho de Resende, onde também não há escolas fechadas, mas “os meninos que vivem nas zonas onde está a cair neve estão a ser transportados mais cedo para casa”.

De acordo com fonte da autarquia, “antes do almoço foram transportados os meninos do centro escolar de S. Cipriano: quatro para Feirão, oito para Panchorra e Talhada, dez para Ovadas e quatro para Roças”.

Entretanto, foi decidido que os autocarros que habitualmente levam as crianças às 16h30 antecipariam o transporte para as 14:30.

“Os autocarros vão fazer o circuito normal até onde puderem. Quando chegarem às vias que estão impedidas por causa da neve, estão lá carrinhas da Proteção Civil que vão transportar os meninos”, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, estão carrinhas na zona de S. Cipriano (para fazer o transporte até Ovadas e Roças), em Felgueiras (para fazer o transporte até Feirão, Panchorra e Talhada) e em S. Martinho de Mouros (para fazer transporte até Moumiz).

“Estes meninos pertencem à escola preparatória, à escola secundária e ao externato e vivem nessas localidades”, acrescentou.

No distrito de Viseu encontram-se cortadas, devido à queda de neve, a Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, e as municipais 553 (entre Resende e Feirão) e 553-1 (entre Resende e Bigorne).

Escolas encerradas também em Baião

O agravamento das condições meteorológicas ao longo da manhã e início da tarde de hoje obrigaram ao encerramento de três agrupamentos de escolas do concelho de Baião, informou fonte da autarquia. Com a descida acentuada da temperatura, o concelho está a registar forte queda de neve.

Em comunicado, a autarquia informa que os Agrupamentos de Escolas e IPSS do concelho foram contactados no sentido de encontrarem a melhor solução para a segurança dos cidadãos. Os Agrupamentos de Escolas do Vale de Ovil e de Santa Marinha do Zêzere encerraram às 15:00, seguindo-se o fecho do Agrupamento de Eiriz, em Ancede.

Os alunos destes três agrupamentos já estão a ser transportados para as suas habitações, adianta a autarquia.

O Serviço Municipal de Proteção de Civil de Baião encontra-se no terreno, tendo comunicado o encerramento da Estrada Nacional 101, de ligação entre Amarante a Mesão Frio.

O corte na Nacional 101, adianta ainda fonte da autarquia, cria condicionalismo no acesso às freguesias de Teixeira e Teixeiró e Gestaçô.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.