"A primeira visita ao médico dentista deve acontecer logo que nasça o primeiro dente decíduo (de leite), que normalmente ocorre entre os seis e doze meses de idade, de forma a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e a intercetar hábitos que possam ser prejudiciais", alerta João Braga, médico Dentista e membro da Associação Best Quality Dental Centers (BQDC).

15 alimentos que os dentistas nunca comem
15 alimentos que os dentistas nunca comem
Ver artigo

"Pode assim dizer-se que a consulta no médico dentista não é menos importante que a consulta no pediatra. Apesar do pediatra ou médico de família fazerem uma avaliação do estado de saúde oral, esta é sempre superficial, principalmente pela limitação de meios técnicos (instrumentos, iluminação, entre outros)", acrescenta.

João Braga deixa ainda um conselho a todos os pais: "Mesmo antes da primeira consulta da criança no médico dentista cabe aos pais efetuar uma higienização adequada da boca do bebé, devendo, a grávida, questionar o seu médico dentista sobre os cuidados a ter relativamente à higiene oral do seu filho. Estes pequenos gestos, que parecem insignificantes, têm realmente impacto no crescimento oral da criança e naquilo que será a sua saúde oral em idade adulta".

"É preciso aconselhar os pais das crianças em relação ao flúor, às técnicas de higiene oral, à prevenção de cáries, ao controlo dos açúcares na alimentação e ao uso da chupeta. Tudo isto influencia a saúde oral e tem de ser visto e avaliado cuidadosamente, caso a caso", conclui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.