Um total de 565.230 alunos, entre os 4 e os 15 anos de idade, aprenderam neste último ano letivo a comer melhor para viver melhor com o programa educativo Apetece-me, uma iniciativa da Nestlé Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação – Ministério da Educação e Ciência que, desde 1999, tem vindo a apoiar o ensino de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis aos alunos de todo o país.

 

Alimentação, nutrição, saúde, atividade física e bem-estar são alguns dos temas em destaque neste programa que, ao longo dos seus 14 anos de existência, tem evolvido anualmente cerca de 500 mil alunos. No ano letivo de 2012-13, o Apetece-me chegou a um número recorde de estudantes: 552.450 alunos do ensino básico e 12.780 do ensino pré-escolar, de 1458 estabelecimentos de ensino. Refira-se que nos anos letivos de 2011-12 e 2010-11 abrangera, respetivamente, perto de 520 mil e 510 mil alunos.

 

«Como uma empresa que tem a nutrição e a alimentação na base da sua atividade, na Nestlé estamos conscientes da importância de criar, desde cedo, hábitos alimentares e estilos de vida que possibilitem às novas gerações uma melhor saúde e bem-estar», refere Ana Leonor Perdigão, nutricionista da Nestlé Portugal e responsável técnica pelo programa educativo Apetece-me, acrescentando que a iniciativa «quer contribuir para inverter os preocupantes números e factos sobre a alimentação e a obesidade infantil, que ainda persistem em Portugal».

 

O programa assenta, aliás, numa metodologia da Organização Mundial de Saúde, que considera a obesidade como um dos mais graves problemas globais de saúde pública. Recorde-se que, segundo os dados do projeto COSI Portugal , mais de 30 por cento das crianças portuguesas têm excesso de peso ou obesidade e que um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação continua a relevar que as crianças comem mal, em demasia e falham refeições essenciais, como o pequeno-almoço.

 

Pluridisciplinar e transversal a alunos e educadores

Desenvolvido com o apoio de um vasto conjunto de materiais lúdicos e pedagógicos, o Programa Apetece-me visa os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e as crianças do pré-escolar mas conta igualmente com materiais de suporte vocacionados para os professores e as famílias. Os conteúdos para todos estes destinatários são ainda apoiados pela plataforma online www.apetece-me.pt.

 

«Esta informação e materiais, desenvolvidos para abordar diferentes matérias e entregues nas escolas aderentes, permitem dinamizar a aprendizagem de uma forma pluridisciplinar assim como conquistar a atenção das crianças e das suas famílias. E a avaliação que temos feito junto dos professores indica que têm sido reconhecidos como um apoio importante na abordagem, em sala de aula, de todos estes temas relacionados com um estilo de vida saudável e que abrangem desde a alimentação equilibrada à nutrição, passando pelo desporto», conta a mesma responsável.

 

Este crescente reconhecimento, a multiplicidade de temas e abordagens focados, a capacidade de responder aos requisitos do programa curricular e a abrangência de níveis de ensino têm tornado o programa Apetece-me cada vez mais transversal.

 

«Estamos a conseguir chegar a cerca de 40 por cento do universo de alunos nestes ciclos de ensino e esta é a prova de que, embora haja muito ainda para fazer, as empresas podem e devem ter um papel ativo na comunidade, contribuindo, neste caso, para formar as gerações futuras. Se elas tiverem a informação e o conhecimento necessários, vão certamente tornar-se adultos mais responsáveis, saudáveis e com melhor qualidade de vida», conclui Ana Leonor Perdigão.