"É uma iniciativa crucial para as jovens mães", começou por dizer Isabel Fonseca Santos, médica e diretora do Departamento Médico da farmacêutica Bayer, a empresa responsável pelo projeto.

Rita Lobão Serejo créditos: DR

O site www.decimomes.pt foi lançado esta quarta-feira e conta online com vários testemunhos reais de jovens mães, mas também com artigos especializados escritos e revistos do ponto de vista científico.

A plataforma disponibiliza conteúdos em cinco categorias relacionadas com a recuperação, bem-estar emocional, corpo, relações e a a nova realidade da maternidade. Cada uma das áreas é atualizada de forma regular, com conteúdos que ajudam as recém-mães a olhar e a pensar em si próprias.

"É um projeto com um objetivo educacional, informativo e que pretende ajudar e dar orientações a todas as mães. Não nos podemos esquecer que 80% das mães sofrem de privação do sono e quase 58% não procura ajuda médica em situações de depressão pós-parto", comentou Rita Lobão Serejo, Brand Manager Derm na Bayer Portugal.

"Aqui as mães são encorajadas a pensar nos seus bebés, mas também nelas enquanto mulheres", acrescenta.

Filipa Santos é uma das jovens mães que integra o projeto e que dá a cara pela plataforma em Portugal. "Ninguém nasce a saber ser mãe e ninguém nos ensina a sê-lo", comenta, destacando a importância da plataforma. "Encontrei neste site um apoio muito importante, sobretudo para saber acerca daquilo que ninguém fala", refere.

Também a enfermeira Célia Martins, responsável pelo Centro de Preparação Pré e Pós-parto "Kuantos Meses", comenta que "ter dificuldades e dúvidas é normal" e não "há que ter vergonha disso". "É preciso aceitar a gravidez e pôr de lado uma série de mitos que existem à volta desta fase da vida de muitas mulheres", conclui.

O site www.decimomes.pt é um projeto que conta com o apoio do Bepanthene Pomada e da Bayer Portugal.