Mutlu Kaya está em estado crítico num hospital de Diyarbakir, a maior cidade curda da Turquia, no sudeste do país.

A jovem participou num concurso de talentos similar à versão portuguesa do programa "Operação Triunfo". Depois da participação, a 17 de abril, a rapariga começou a receber ameaças de morte por parte da família do pai.

Mutlu Kaya acabou por ser baleada na cabeça e ainda não se sabe quem foi o autor do disparo. A BBC escreve que um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, foi preso por envolvimento no ataque. Segundo relatos, o atirador estava no jardim da casa e efetuou os disparos contra Mutlu Kaya através da janela.

"Sesi Cok Guzel" é um reality show musical popular na Turquia, em que os participantes se apresentam ao vivo e disputam a preferência do público. A mentora de Kaya é Sibel Can, uma das mais conhecidas cantoras turcas de folk.

De acordo com o jornal El Mundo, o sudeste turco é palco de vários crimes de honra familiar que muitas vezes são disfarçados de suicídio pelos próprios agressores.

A plataforma "Stop Feminicidios" indicou à mesma publicação que, só em 2014, 294 mulheres foram assassinadas na Turquia, sendo que 47% morreram por se tentarem tornar mais independentes.

Este ano, já foram mortas 91 mulheres naquele país.