A nova aplicação designada "+Fácil" torna "a utilização do ‘smartphone’ bastante mais fácil para os idosos", por ter uma interface gráfica com o utilizador bastante simplificada, disse hoje à agência Lusa Luís Figueiredo, docente do IPG e coordenador do projeto MagicKey, no âmbito do qual foi desenvolvido o produto tecnológico.

Segundo o responsável, a ferramenta, para além de facilitar a utilização do telemóvel, integra "um sistema de geolocalização que permite não só que a pessoa possa facilmente fazer um pedido de auxílio com o envio das suas coordenadas GPS, como permite que números autorizados possam solicitar a sua localização".

"Esta aplicação foi desenvolvida tendo em conta as dificuldades das pessoas mais idosas na utilização de ‘smartphones’, bem como a necessidade de pessoas com algum grau de demência, como por exemplo com Alzheimer, necessitarem de ser localizadas", explicou Luís Figueiredo.

O novo sistema, que serve de localizador GPS e de comunicador, permite também uma configuração que possibilita o atendimento automático de determinados números de telefone em alta voz.

"No caso das pessoas com Alzheimer, mesmo que os familiares lhes liguem, podem não ter a noção de que têm de pegar no telefone para atender. Por isso, essa funcionalidade de atender automaticamente determinados números é importante", reconhece.

A aplicação "+Fácil" foi desenvolvida pelo projeto MagicKey, em colaboração com alunas do curso de Design do IPG, que fizeram a parte gráfica.

O projeto foi desenvolvido "em praticamente quinze dias, mas com todo o trabalho já feito anteriormente, em outras vertentes", indicou o coordenador.

Luís Figueiredo contou à Lusa que a ideia para a nova aplicação surgiu no seguimento de outros projetos e depois de, numa ocasião, ter deixado o seu ‘smartphone’ em casa e a sua mãe, já idosa, "não conseguir atender" as chamadas.

O "+Fácil" vai ser apresentado na Feira Portugal Maior, a realizar de 03 a 07 de dezembro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.

A MagicKey, uma empresa ‘spin-off' do IPG, vai vender a aplicação como um pacote, que inclui telemóvel e assistência técnica sem limite de prazo, indicou o seu responsável, sem adiantar valores para a comercialização.

Aquela empresa, vocacionada para a conceção e desenvolvimento de programas informáticos e tecnologias de comunicação para clientes específicos, também disponibiliza as aplicações MagicEye, MagicKeyBoard, MagicHome, MagicKey, MagicSwitch, MagicWatch, MagicWheelChair, MagicJoystick e MagicPhone, destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.