Cecília Tomás incentivou o Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) a desenvolver uma aplicação de cálculo numérico para Android, uma calculadora específica para crianças com incapacidades motoras graves.

O investigador José Cecílio, especialista em tecnologias assistidas para cidadãos com deficiência, aceitou o desafio e desenvolveu uma calculadora adaptada, designada de “CalcZapper”, incorporando-lhe um sistema de varrimento, isto é, um sistema que percorre conjuntos de teclas e quando o utilizador pretende, por exemplo, um determinado algarismo, aperta um botão de pressão e ativa o grupo correspondente, passando o varrimento a ser feito dentro do conjunto de teclas selecionado, permitindo alcançar o algarismo pretendido.

Assim, explica o investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, "pressionando um simples botão, é possível aceder a qualquer elemento da calculadora. Além de possuir a funcionalidade para utilizadores com incapacidades motoras, a CalcZapper mantém todas as características de uma calculadora convencional e por isso pode ser utlizada por qualquer cidadão".

A tecnologia já está a ser utilizada no Agrupamento de escolas Anselmo de Andrade - EB1/JI Feliciano Oleiro, o que deixa o investigador "muito feliz. Poder contribuir para aprendizagem de qualquer criança é muito compensador. A ciência não está presa aos laboratórios, resolve problemas bem reais, e este é um bom exemplo disso mesmo".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.