A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), de acordo com os dados do Instituo de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) relativos ao último ano letivo (2020/2021), concluiu que apenas 140 (45,5%) dos 308 municípios portugueses aproveitaram as verbas anuais do fundo da União Europeia (EU) no valor de 3 milhões de euros, que têm em vista a disponibilização gratuita de frutas e hortícolas ao lanche em escolas públicas.

A APCOI apurou também que apenas 19,8% (61), integram a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e realizou um inquérito para avaliar o grau de consciencialização de diversas autarquias, relativamente à prevalência da obesidade infantil em Portugal.

O inquérito realizado pela APCOI, no contexto nacional de eleições autárquicas em que nos encontramos, contou com a participação de 126 municípios e concluiu que 85,5% (106) revelaram desconhecer qual a prevalência de crianças com obesidade ou pré-obesidade no seu concelho e apenas 26,6% (33) têm um plano municipal de prevenção para a obesidade infantil.

Preocupada com o aumento generalizado de peso das crianças no último ano, motivado pelo encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19, a APCOI organizou recentemente um encontro de autarquias com o objetivo de travar o aumento da obesidade infantil, através da implementação do projeto de prevenção “Heróis da Fruta”, em simultâneo com o Regime europeu de distribuição de fruta, hortícolas e leite nas escolas, em todos os municípios nacionais até 2025.

Apenas 34,7% (43) dos municípios participantes no encontro autárquico já tinham implementado nas suas escolas o projeto “Heróis da Fruta” em anos letivos anteriores.

Até ao momento, já houve 40 municípios a aderir ao projeto “Heróis da Fruta” para o ano escolar que está agora a começar. As inscrições abriram no início de setembro e podem ser feitas até dia 16 de outubro, gratuitamente, através do formulário disponível no site: www.heroisdafruta.com.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.