
Trinta chefes e restaurantes vão figurar num guia “do que de melhor se faz na capital portuguesa”, a lançar a 4 de novembro, marcando o arranque de um mês em que será possível degustar menus especiais, anunciou a editora. O “Guia Chefes & Restaurantes de Lisboa”, lançado pela Edições do Gosto, vai promover cozinheiros e espaços da capital “evidenciados pela sua entrega ao setor e garantia da qualidade exemplar no trabalho que têm desempenhado”, adiantou à Lusa Graça Gonçalves, diretora de comunicação da empresa especializada na restauração. A lista dos trinta locais será divulgada na apresentação do guia, a 4 de novembro. O guia surge na sequência do “Lisbon Top Chefs”, evento da Edições do Gosto realizado pela primeira vez no ano passado que reuniu “os dez principais restaurantes” da capital durante uma semana, permitindo a degustação de pratos emblemáticos dos chefes, na categoria “cozinha de serviço sofisticado”. Este ano, a editora decidiu reformular o conceito, alargando o evento a um mês e abrangendo 30 chefes e restaurantes. A outra novidade é o lançamento do guia, no qual vão figurar três “tipos” de restaurantes: “’fine dining’/gastronómico”, relativo a uma cozinha de serviço sofisticado; “’fresh air’/contemporâneo”, em que prevalecem uma cozinha e serviços contemporâneos e “’classic’/regional”, privilegiando o conceito da gastronomia regional e utilizando produtos e receitas locais. Segundo a Edições do Gosto, a seleção de restaurantes “reflete o trabalho realizado por especialistas isentos, que através de visitas anónimas procederam ao exercício de degustação e observação”. A identidade dos especialistas não foi divulgada. O lançamento do guia marca o início do mês Chefes & Restaurantes de Lisboa, “que se prevê como uma mostra gastronómica nos restaurantes do que de melhor se faz na capital portuguesa”. “Foi proposto aos restaurantes que apresentem, durante um mês, um menu”, disse Graça Gonçalves, que explicou que a escolha da oferta gastronómica ficará ao critério de cada chefe, “de acordo com a filosofia da sua cozinha e a identidade do restaurante”.
Fonte: Lusa
24 de outubro de 2011
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