Quem já resistiu à tentação de fazer um bebé sorrir, seja fazendo gracinhas, com brincadeiras ou brinquedos? Com o projeto The Baby Laughter, o psicólogo britânico Caspar Addyman realizou um estudo com quase 700 pais de crianças menores de 2 anos de todo o mundo que responderam a um questionário online sobre as mudanças e novidades no riso dos bebés.
O estudo procurou mostrar que o riso está diretamente ligado ao conhecimento cognitivo das crianças, seja em relação ao próprio corpo – desde muitos novos, a maior parte dos bebés diverte-se com cócegas e com brincadeiras de virar ao contrário – ou em relação a um conhecimento maior do mundo.
«Estudar o esforço que os bebés fazem para adquirir uma habilidade como a fala, a interação social e até aprender a andar mudou a perspetiva da psicologia em relação às habilidades dos adultos que poderiam passar despercebidas. Nós esperamos que com este estudo científico sobre o riso dos bebés influencie novas teorias sobre o riso e o humor dos adultos», disse em comunicado o autor da investigação.
Além disso, o estudo mostra também que a velha brincadeira de se esconder atrás das mãos e reaparecer não só é um sucesso com bebéss de todas as nacionalidades, mas também os ajuda a entender melhor a interação com outras pessoas.
Para as crianças menores de 6 meses, o facto de uma pessoa desaparecer e de repente reaparecer à frente dela causa uma surpresa genuína. A partir dessa idade, os bebés começam a entender melhor as interações sociais causadas pelo jogo. E, quando mais velhos, não só já entenderam o funcionamento como parecem brincar apenas para que os adultos se divirtam.
A investigação ainda está em desenvolvimento e tenta responder a uma pergunta: os bebés aprendem a sorrir ou sorriem ao aprender? Pode fazer parte deste estudo respondendo ao formulário no site oficial da investigação.
De acordo com a idade do bebé, é possível compreender o motivo do sorriso e do riso. Verifique:
Entre 1 e 3 meses – Idade em que os bebés começam a sorrir
Entre 2 e 4 meses – Bebés aprender a rir socialmente, permitindo a interação com os pais, que muitas vezes usam o sorriso como uma forma de entenderem o que acontece com a criança.
Entre 3 e 6 meses – Fase em que os bebés começam a dar gargalhadas.
Entre 4 e 6 meses – Começam a rir com cócegas.
Entre 6 e 8 meses – A perceção de objetos permanentes começa a desenvolver-se, o que explica por que os jogos de «onde está, encontrou!» passam a ser tão engraçados.
Maria João Pratt
.
.
Comentários