Os alunos do 1.º ciclo dos concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado vão aprender a poupar e a gerir dinheiro, ao abrigo de um projeto de literacia financeira concebido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Este ano, o projeto “No poupar está o ganho” será implementado nos concelhos de Vila Verde, Esposende, Barcelos, Braga e Amares, contemplando um total de 39 turmas. “No próximo ano, será estendido também a Terras de Bouro”, explicou fonte do CIM do Cávado.

Estes alimentos acalmam crianças
Estes alimentos acalmam crianças
Ver artigo

Concebido em 2010 pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o projeto visa promover a literacia financeira na comunidade estudantil, tendo formado desde então mais de 11.500 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário.

Objetivos

Os objetivos são transferir conhecimento para capacitar crianças e jovens a tomar decisões financeiramente corretas, criar uma nova geração de consumidores informados e incluir a educação financeira nos projetos educativos para com isso promover a mudança de vida de todos os envolvidos (alunos, pais e professores).

O projeto, que tem como parceiros institucionais a Universidade do Porto, através da Faculdade de Economia, e o Banco de Portugal, foi objeto de um estudo, realizado em 2017 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com vista a medir o seu impacto social. Participaram na investigação 2.309 crianças.

“O estudo revelou que as crianças que participaram no programa se tornaram mais capazes de tomar/identificar decisões adequadas em diferentes dilemas comuns na gestão quotidiana dos recursos financeiros”, sublinha a CIM do Cávado, numa nota publicada no seu site. A investigação envolveu igualmente quase 2.000 pais, “sendo que também estes conseguiram perceber alterações no comportamento dos seus filhos”.