Kimberly Jarrelle, Jess Niccoli e Deborah Burbic começaram a pensar numa forma de proporcionar o contacto pele com pele entre o bebé e a mãe, após uma cesariana.

Como se trata de um procedimento cirúrgico, muitas vezes esse contacto não é possível. Enquanto enfermeiras, e conscientes do problema, resolveram criar uma forma de ultrapassar esse constrangimento. Após 3 anos de muita investigação e trabalho, Kimberly Jarrelle, Jess Niccoli e Deborah Burbic estão agora em condições de apresentar o chamado Clever Medical skin to skin, um lençol cirúrgico que permite o contacto entre bebé e mãe após uma cesariana.

O lençol criado pelas três enfermeiras tem uma abertura quadrada, por onde o bebé pode passar diretamente para o colo da mãe. Desta forma a esterilização não é comprometida.

"Uma mãe que faz cesariana pode ter de esperar entre 5 a 30 minutos até ter o bebé no seu colo", reveleram em entrevista ao Huffington Post.

O produto está patenteado e foi apresentado numa conferência nacional, onde três hospitais americanos se comprometeram a testá-lo.

Está provado que o contacto pele com pele reduz o stress neonatal e promove a estabilização emocional quer do bebé, quer da mãe, e é benéfico para o processo de iniciação da amamentação.