Um estudo da American Academy of Sleep Medicine revela que crianças com o sono em dia aprendem mais e melhor do que as que têm uma família com horários dispersos.

Ter hora para ir para a cama é um bom sinal para posterior desenvolvimento da linguagem, consciência fonológica e habilidades matemáticas.

Ao todo cerca de oito mil crianças de 4 anos estiveram em estudo desde os seus nove meses de idade, altura em que os pais eram questionados sobre os seus horários de deitar.

Segundo Erika Gaylordisse, autora do estudo, as crianças pré-escolares devem ter um mínimo de 11 horas de sono por dia: "Definir rotinas de dormir para os filhos pode ser uma forma importante para trazer um impacto significativo sobre a alfabetização das crianças e as competências linguísticas".

Interagir com as crianças uma hora antes de se deitarem é uma forma de criar rotinas a qual se acrescentam outras como contar histórias, ter uma luz de presença, colocar uma música tranquila, trocar carinhos, tudo isto acalma a criança de modo a que tenha um sono tranquilo e compensador.

14 de Junho de 2010

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