NACIONAL

Lançamento do projeto “Movimento Avós e Netos”, que pretende reforçar os laços entre avós e netos. Os mais novos são convidados a enviarem desenhos, fotos e textos com o objetivo de alertar para a importância dos mais velhos na sociedade.

A Ana Stilwell escreveu uma canção e realizou um vídeo sobre esta temática que será o “pontapé de saída” deste movimento.

https://www.facebook.com/RetratosContadosPortugal/


A plataforma TEIA19, lançada no início de abril para apoiar artistas afectados pelo cancelamento de espetáculos decorrente do COVID-19, abre o mês de junho com um programa de Filminhos para Bebés (dos 1 aos 3 anos) da associação cultural Zero em Comportamento.

Assim, durante 24 horas, a partir das 09:00 de 01 de junho, o programa "Mas que Grande Diversão!” está disponível gratuitamente para todas as famílias que quiserem deliciar-se com 10 filminhos que prometem uma grande diversão para todos!

https://zeroemcomportamento.org/


ALCÁCER DO SAL

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove através da sua página do Facebook um conjunto de atividades para os mais novos.

O programa inicia-se, às 10:30, com uma dança coreografada pela equipa de Desporto da autarquia. À tarde, pelas 14:30, as crianças podem ver o vídeo da Hora do Conto, no qual uma técnica da equipa da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal lê o livro "Quando eu nasci", da autoria de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso.

Para terminar, às 15:30, fica disponível o vídeo "Oficina das Experiências", a cargo da Oficina da Criança.


BRAGA

A Quinta Pedagógica de Braga comemora a data com um programa que prevê visitas guiadas a famílias até 10 elementos, um peddy-paper e workshops.

Os mais novos vão poder fazer desenhos livres sobre os animais da Quinta que, no futuro, vão fazer parte de uma exposição. As atividades decorrem das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 16:30.

A participação nestas atividades carece de inscrição prévia através do e-mail quinta.pedagogica@cm-braga.pt


BRAGANÇA

O Centro Ciência Viva reabre com um programa especial dedicado às crianças.

O dia tem início, às 14:30, com História “Megaspirina” do livro “Contos da Dona Terra”, seguida de “Da Horta para a Tela” (extração de pigmentos naturais).

Mais tarde, pelas 15:30, os mais novos fazem “Plasticina Caseira” (reações químicas) e para terminar, às 16:00, é hora de ficar a saber “Porque é que as Pipocas "pipocam"? (a cozinha é um laboratório).

Há ainda um Peddy-Paper Virtual que leva os internautas a “passear” pelos parques verdes da cidade de Bragança, respondendo a questões de ciência e tecnologia a cada etapa.

www.braganca.cienciaviva.pt


CASTELO BRANCO

A Terceira Pessoa, estrutura que desenvolve projetos artísticos, lança a iniciativa "Cria em Casa", que desafia todas as pessoas a fazerem experiências de criação artística a partir dos domicílios.

O primeiro desafio criativo é lançado no dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança, e convida os mais novos a participar. A iniciativa desenvolve-se ao longo dos meses de junho, julho e agosto, nas plataformas ‘online’ (‘website’, Facebook e Instagram) da Terceira Pessoa.


COIMBRA

A Atrapalharte, produções teatrais, transmite a peça infantil “O Príncipe Nabo”, a partir do texto de Ilse Losa.

A peça é realizada ao vivo e transmitida no Youtube da companhia em tempo real para quem estiver interessado em obter o link para a sua visualização.

Durante o dia são realizadas três apresentações – 10:00; 11:30 e 14:30

https://www.facebook.com/AtrapalhArte/


FUNDÃO

O Município do Fundão, em parceria com a Junta de Freguesia do Fundão (União) e a Aqualia, assinala a data com diversas atividades online e à janela destinadas aos mais novos.

A 01 de junul, é lançado online o vídeo musical com crianças do concelho do Fundão, com interpretação do tema “Arco-Íris”, que faz parte do CD “Shiu, Pouco Barulho”, gravado pela Academia de Música e Dança do Fundão.

Às 15:00, é transmitida a Hora do Conto e, às 16:00, tem lugar uma visita virtual “A Minha Coleção”, guiada pelos jovens museólogos do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto. Todas as atividades podem ser acompanhadas nas redes sociais do Município do Fundão.


GUIMARÃES

“O Direito de Continuar a Ser Criança” é o lema do programa que assinala o Dia Mundial da Criança, numa iniciativa promovida pelo Município de Guimarães, com participação de vários parceiros.

Através das redes sociais, estão previstas várias iniciativas, desde as 10:00 às 18:00, sendo a primeira o teatro de fantoches "Vem aí o Zé das Moscas", numa adaptação de um conto tradicional da autoria de António Torrado, através do Facebook da Biblioteca Municipal Raúl Brandão.

Na área da ciência, seguem-se dois filmes do Centro Curtir Ciência: O Ar Ocupa Espaço (10:30) e Indicador de PH (11:00), na página do Facebook do Município.

A Biblioteca Municipal apresenta ainda a Oficina de Ciência Criativa - Atividade plástica de construção de aviões de papel e - " Contos em Movimento - Yoga para crianças " orientado por Maria Martins.

O tema do ambiente é abordado, através do Laboratório da Paisagem, com vídeos sobre “Qual é a tua Pegada Ecológica?”, “Vamos construir uma caixa ninho!” e “Vem conhecer a Biodiversidade de Guimarães”.

Através do “Programa Escolhas” – Porta 7 (Fraterna) são apresentados ainda dois filmes: “Como fazer um Shaker em casa?” e “Atividades de Pais e Filhos – Enraizamento”. O capítulo da história é assinalado pelo Museu Alberto Sampaio, com o vídeo sobre “O Primeiro Rei”.

Ao longo do dia, representantes de várias instituições de Guimarães passam ainda mensagens sobre os Direitos da Criança.

LAGOS

O Zoo de Lagos abre as suas portas, entre as 10:00 e as 19:00, convidando os visitantes a um passeio recheado de novas experiências, onde é possível apreciar mais de 140 espécies animais e 200 botânicas, a praia dos pinguins, o recinto dos morcegos, entre outros. As entradas são gratuitas para famílias com crianças e jovens acompanhadas por até dois adultos, residentes no concelho.

Para 01 de junho, a Câmara Municipal de Lagos agendou uma sessão online de contos: “O despertar”, com o TEL e a Cia. Vaya, com estreia marcada para as 18:00 no Facebook da autarquia.

LEIRIA

O Teatro Miguel Franco retoma a sua atividade com a apresentação, às 14:30, da peça de teatro de marionetas e fantoches “O Principezinho”, uma obra de Antoine de Saint- Exupéry, adaptada e encenada sob a direção de Pedro Oliveira, do NARIZ Teatro de Grupo.

https://www.facebook.com/teatromfranco/

LISBOA

O Teatro São Luiz celebra a data com a transmissão online da Gala do Clube dos Críticos, uma cerimónia organizada pelo grupo de crianças que, ao longo desta temporada, assistiu a espetáculos da programação Mais Novos, refletiu sobre eles em conjunto e agora elege os melhores entre os melhores.

A partir das 17 :00 atribuição dos prémios pode ser acompanhada aqui no site do São Luiz - https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/gala-do-clube-dos-criticos/

O Teatro Luís de Camões (Lu.Ca), que completa dois anos no Dia Mundial da Criança, festeja a data com a estreia do primeiro conto original do grupo Histórias Magnéticas e com uma playlist para celebrar. “Não se deixem enganar! Um conto panfletário” é a proposta das Histórias Magnéticas, e conta a história de uma uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal.

Depois da estreia, às 18:00, tem lugar uma conversa em streaming com o músico Sérgio Pelágio e a bailarina e coreógrafa Sílvia Real, que fazem as Histórias Magnéticas.

A peça, uma co-produção do Teatro LU.CA, CasaBranca/Festival Verão Azul e Câmara Municipal de Castelo Branco, e a conversa acontecem no Facebook e no Zoom, e a história ficará disponível, durante uma semana, no site do teatro. No mesmo dia, o teatro disponibiliza no Spotify uma “Playlist para celebrar de manhã à noite”, com curadoria da dupla de Dj Bandido$.

O Teatro Nacional D. Maria II promove espetáculos online, leituras de histórias e uma sessão de poemas para celebrar este.

A Salinha Online abre, às 11:00, com duas histórias infantis – “O pai que se tornou mãe”, de José Eduardo Agualusa, lida por Inês Vaz, e “Parece um pássaro”, de David Machado, interpretada por Pedro Russo. As leituras ficam disponíveis para ver ou rever mais tarde.

Às 14:00 ocorre o espetáculo “Insuflável”, criado e encenado por João de Brito. Uma história que faz pensar sobre os sonhos e a imaginação, interpretado também em Língua Gestual Portuguesa, as duas versões ficam disponíveis para visualização até ao final de junho.

O dia termina, às 17:00, com uma sessão especial do Clube dos Poetas Vivos, dedicada a “Poesia para crianças”. Teresa Coutinho convida Catarina Loureiro, Cláudia Gaiolas, Crista Alfaiate, Manuela Pedroso, Marco Paiva, Teresa Sobral para desvendarem poemas, numa parceria entre D. Maria e a Casa Fernando Pessoa. A sessão decorre em direto, no Instagram do D. Maria II, ficando mais tarde disponível para visualização no YouTube.

O Teatro Nacional de São Carlos estreia “O que é que a ópera tem?”, uma série infantil sobre o drama em música, com a participação das formações residentes, o Coro e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Vicente, de 6 anos, Francisca, de 7, e Marta, com 10 anos, são três amigos que, em suas casas, em tempo de pandemia, não deixam de conversar e brincar. Eles são os protagonistas da série infantil, que conta com a boneca Carlota, moradora no teatro lírico, do qual vai revelando segredos.

Segmentos de óperas, como A Flauta Mágica, de Mozart, ilustram diferentes momentos, que permitem conhecer famílias de instrumentos, vozes de um coro, funcionamento dos corpos artísticos e a história da música, entre muitas outras.

O primeiro episódio conta com a soprano Elisabete Matos, diretora artística do TNSC, e é transmitido todas as segundas-feiras, às 12:00, no site do TNSC e nas suas páginas no Facebook e no Instagram

O Museu Arqueológico do Carmo reabre com entrada gratuita e um "programa muito especial" adequado ao Dia da Criança.

À tarde (15:00 e 16:00), há duas sessões de “Já conhece a coleção ao ar livre do MAC?” – que tantas curiosidades tem para contar às crianças e famílias.

No mesmo dia é também apresentado, em sessões contínuas, o espetáculo imersivo “Carmo: 630 anos de História”, que constitui uma importante mais-valia da visita ao MAC. Projetado em grande dimensão, no auditório, usando a própria arquitetura do suporte, nele se conta a história da Igreja do Convento do Carmo e da instalação nela da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Museu Arqueológico do Carmo.

O Pavilhão do Conhecimento reabre ao público e festeja o dia Mundial da criança com animação, histórias e muitas experiências!

O programa tem início, às 10:00, com animação no espaço exterior, música, malabarismos, pipocas e bolas de sabão gigantes. Mais tarde, surgem histórias, experiências, esculturas com materiais reciclados, um safari fotográfico pelo Parque das Nações e inúmeros desafios.

https://www.pavconhecimento.pt/dia-da-crianca/

A Escola Portuguesa de Arte Equestre reabre ao público, às 11:00, com um espetáculo destinado a crianças e famílias.

O Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém), é palco para a apresentação do espetáculo “Crininhas vai para a Escola”, uma história ficcionada especialmente concebida para dar a conhecer às crianças o universo da Alta Escola Equestre portuguesa.

O texto descreve os exercícios que os cavalos e os cavaleiros faziam no tempo dos reis e das rainhas, enquanto procura transmitir também valores importantes como a família, a amizade, a aprendizagem, a disciplina e a entreajuda.

O programa tem início com uma visita às cavalariças do Páteo da Nora, onde as crianças podem interagir com cavalos e cavaleiros.

A entrada é livre para crianças até aos 12 anos, mediante inscrição prévia através do e-mail arteequestre@parquesdesintra.pt

O Museu Coleção Berardo apresenta a atividade online Caixa mágica, que, através de diversos desafios, permite que os mais novos conheçam como surgiu a fotografia e explorem diferentes olhares sobre a técnica fotográfica.

São também convidados a visitar o Museu nos períodos 10:30/12:30 e 14:30/18:00, para participar na atividade contínua People / Pessoas, e realizar retratos inspirados no trabalho e nas técnicas do artista britânico Julian Opie.

https://www.facebook.com/museuberardo/

OEIRAS

City, Conventions in the Yard organiza a Drive in Comic Con Portugal Sessions, um conjunto de sessões de cinema, em que os participantes têm a possibilidade de assistir a antestreias ou a filmes que marcaram a cultura pop, no interior das suas viaturas. A primeira sessão decorre no dia 1 de junho, com a antestreia exclusiva do filme familiar de comédia e ação, “O Meu Espião”, distribuído pela Cinemundo.

20:00 - Jardim Municipal de Oeiras.

PALMELA

O Município de Palmela partilha algumas sugestões de jogos e brincadeiras para realizar em casa, em família, proporcionando, ao mesmo tempo, várias aprendizagens aos mais novos.

Com o lema “Família Ativa, Criança Saudável”, o programa é, este ano, exclusivamente online,

Jogos tradicionais, o jogo “Monopólio a Mexer”, os vídeos “Ser Ativo em Casa / Brincar Em Família", a Hora do Conto online “O Brincador”, decoração de máscaras de proteção e a sugestão de leitura “O Principezinho” são as atividades lúdicas propostas.

Às 16:00 o Circo chega a casa, com a participação dos Circos Dallas e Chen.

www.cm-palmela.pt

PORTO

Com o objetivo de assinalar a data, que coincide com a reabertura do museu ao público, o Museu da Farmácia Porto convida as crianças a tornarem-se verdadeiros cientistas e fabricarem uma pasta de dentes que podem levar para casa.

Durante este atelier, as crianças ficam a conhecer a composição dos dentes e aprendem a importância da utilização da pasta de dentes e do fio dentário.

Todas as crianças que visitem o Museu da Farmácia no dia 01 junho, para além da entrada gratuita, recebem uma pequena lembrança para se divertirem em casa.

Necessária pré-inscrição através de envio de e-mail para museudafarmacia@anf.pt

15:00 – Museu da Farmácia

https://www.viralagenda.com/pt/events/897459/vila-sauda-atelier-higiene-oral

O Teatro Municipal do Porto (TMP) transmite, na página de Facebook, o espetáculo “SubLinhar”, de Marta Cerqueira, às 16:00, para ver em família!

O TMP lançou ainda um desafio para pais e filhos. A partir das ilustrações da agenda do Paralelo - Programa de Aproximação às Artes Performativas, toda a família é desafiada a criar uma história, que será partilhada nas redes sociais do teatro durante o dia 1 de junho. Mais informações em www.teatromunicipaldoporto.pt.

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto reabre no dia em que se celebra o Dia Mundial da Criança, preparou um programa especial para todas as crianças que visitarem o Jardim Botânico do Porto.

A Nome Próprio, estrutura residente no Teatro Campo Alegre, apresenta “Vice-Versa”, um espetáculo de Victor Hugo Pontes para os mais pequenos. Criado há dez anos, fala sobre a passagem do tempo, as ilusões e a maneira como as crianças veem o mundo. Vice-Versa está online durante 24 horas.

https://www.nomeproprio.pt

VILA FRANCA DE XIRA

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lança no site e nas redes sociais um desafio às crianças e às famílias do Município, numa iniciativa articulada entre as áreas da Intervenção Social e do Desporto.

Com o tema “vamos espalhar alegria!”, foi gravado um vídeo (já disponível), com uma coreografia que as famílias poderão reproduzir (em qualquer suporte de vídeo digital) e enviar à Câmara Municipal, sendo depois partilhada nos meios digitais da autarquia. O mesmo convite será também dirigido às instituições e coletividades do concelho, incluindo as que prestam apoio às crianças e jovens com deficiência. A divulgação dos vídeos que forem enviados à Câmara Municipal terão início no Dia Mundial da Criança e irá prolongar-se até ao dia 07 de junho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.