As crianças portuguesas já podem experimentar uma viagem no satélite da Terra com o evento "Crianças na Lua", a decorrer até 15 de Março no LoureShopping, e logo a seguir, entre 20 de Março e 5 de Abril, no Centro Comercial Rio Sul, no Seixal. Promovido pela empresa portuguesa Ideia Biba, com a colaboração da Sonar Sierra e da Shoppings Family, a iniciativa já teve sucesso em Bilbau, onde decorreu em Fevereiro, e seguirá depois para Itália e para a Hungria, havendo negociações em curso para Turquia, Lituânia, Dinamarca, Roménia e Bulgária.
O evento é uma viagem pelo mundo das descobertas espaciais na forma de exposição interactiva onde as crianças de todas as idades poderão ver e mesmo experimentar algumas das sensações dos astronautas. A ideia é sensibilizar crianças e adultos para o papel determinante da tecnologia no conhecimento do Universo.
Além da componente histórica da exposição, com reproduções de fatos espaciais usados pelos astronautas do Programa Apollo, globos planetários, colecções de fotografias cedidas pela NASA e ESA (Agência Espacial Europeia) e veículos lunares, o evento inclui equipamentos que servem para os visitantes experimentarem algumas das emoções vividas pelos profissionais (vestir um fato de astronauta, andar num módulo espacial, etc.) e serem "astronautas por um dia".
Este ano, que coincide com o Ano Internacional da Astronomia e o 40 º aniversário da chegada do Homem à Lua, o evento conta com algumas novidades, como expositores nunca utilizados até agora, um telescópio espacial renovado e materiais de transporte (capacetes, fatos e outros) com nova imagem.
O projecto “Crianças na Lua” foi lançado em Portugal no ano de 2006, com um sucesso que levou à sua apresentação posterior no estrangeiro, nomeadamente, na Polónia, naquele que chegou a ser o maior espaço comercial da Europa, Manufaktura em Lodz.
A Ideia Biba é uma de projectos originais para crianças e jovens, com soluções para espaços comerciais, futebol e ambiente. O projecto "Crianças na Lua", para crianças dos quatro aos 12 anos, dedicado ao conhecimento do universo, é um êxito internacional exclusivamente português e o único do género com uma versão em Roadshow adaptável a espaços comerciais.
Na sequência deste sucesso, será apresentada uma linha de produtos de merchandising, com uma Banda Desenhada da mascote Koon, Kid from the Moon, e os seus novos amigos, defensores da Humanidade. O investimento dedicado ao “Crianças na Lua” será reforçado com a criação de uma equipa especializada para desenvolvimento de conceitos 100% portugueses, desde naves espaciais em escala real a réplicas de fatos e capacetes para crianças, passando por expositores de formatos invulgares.
Veja ainda: Crianças de 100 escolas pintam cidadania
Primeiro método de ensino de português para crianças estrangeiras
As férias e as gastroenterites
Quando as crianças se perdem
O seu filho tem medo do dentista?