A receção aos 99 novos trabalhadores será assinalada pela Câmara de Cascais, numa cerimónia marcada para as 09:30 de quarta-feira, no Centro Cultural de Cascais.

Resultante de um "procedimento concursal comum", segundo a autarquia, os novos técnicos vão trabalhar em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado, integrar a carreira e categoria de assistente operacional na área de ação educativa, juntando-se aos 415 funcionários que transitaram do Ministério da Educação para os quadros da Câmara de Cascais, ao abrigo do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências.

Para o vereador de Educação da Câmara de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, o reforço do pessoal não docente era uma necessidade há muito identificada pela comunidade escolar.

"Por essa razão, a câmara decidiu não apenas limitar-se a cumprir a percentagem definida pela portaria do Ministério da Educação, mas a ir muito mais além, superando mesmo esse ratio de pessoal não docente, dando, deste modo, ainda melhores condições de funcionamento às escolas", refere, em comunicado.

Os novos assistentes operacionais terão como missão apoiar o funcionamento de diversos equipamentos educativos, dando auxilio a professores, alunos e crianças com necessidades educativas especiais.

Os 99 trabalhadores serão alocados a jardins-de-infância, escolas de 1.º,2.º e 3.º ciclos e ensino secundário do concelho, consoante as necessidades identificadas pelos agrupamentos.

Leia tambémAluna impedida de ir à casa de banho indemnizada em 1,17 milhões