"Criou-se um enredo em torno das personagens, em torno do Trofi, e esta é a forma de chegarmos às crianças e delas a irmãos e pais com histórias que contêm mensagens", disse à agência Lusa João Pedro Costa, presidente do Clube Slotcar da Trofa, coletividade responsável por esta iniciativa e que onde o Trofi, um jovem tigre peludo e sorridente, vive.

O livro, que é apresentado sábado no Espaço Cultural da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa às 11:00, será distribuído a partir de segunda-feira e ao longo do mês de abril nos jardins-de-infância e escolas de ensino básico públicas e privadas da Trofa, distrito do Porto, por crianças com idades entre os 03 e os 10 anos.

"O projeto também tem a ver com a identidade do clube que sempre se direcionou ao público jovem", descreveu João Pedro Costa, admitindo que esta ideia poderá "só ter repercussões ao fim de alguns anos" mas frisando a "importância de semear para o futuro".

O "Histórias do Trofi" inclui seis contos, sendo o primeiro chamado "Trofi: O Pequeno Tigre Bondoso" dedicado à ação dos bombeiros. O tigre cor de laranja com manchas pretas descobre, depois de ver um gato numa árvore como é que uma das instituições parceiras deste projeto, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, atua no terreno.

Segue-se "O Estranho Aluno Novo", um conto que inclui uma personagem gaga, logo com mensagens sobre bullying e sobre a inclusão e deficiência, ainda que estas sejam palavras que nunca chegam a ser usadas na história.

"Dia de Leitura" e "A Notícia" são contos que sensibilizam os mais novos para a importância de ler, sendo que o segundo conto introduz outro dos parceiros do Clube Slotcar na realização desta iniciativa: o jornal local Notícias da Trofa, o qual é visitado pelo Trofi numa visita de estudo.

Pelo meio "O Almoço" introduz no objetivo deste projeto a apresentação de outra instituição do concelho, a Cruz Vermelha da Trofa. Tudo acontece quando o Trofi torce o nariz a um prato de peixe e batatas cozidas e lhe é explicado que existem pessoas carenciadas e entidades que procuram socorrê-las de forma solidária.

Por fim o último conto fala exatamente do Slotcar da Trofa, um clube que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) e se dedica a várias atividades culturais, desportivas e lúdicas.

Os textos da obra são da autoria de Alexandra Santos e as ilustrações são do lápis de Paulo Fernandes. Ambos, refere o convite para a apresentação do livro, "trabalharam nos últimos 18 meses na concretização de um sonho: um livro que passe para a comunidade valores e ideais, em especial para os mais pequenos".