Michelle Nkamankeng revela que o seu processo criativo é bem mais simples do que parece: “Eu penso”, disse a jovem menina, em entrevista à BBC, que começa por explicar como surgiu a ideia para o seu primeiro livro.

“Durante as férias fui com a minha família à praia observar as ondas. Eu e o meu pai entrámos na água e quando a segunda onda estava a chegar perguntei-lhe porque é que as pessoas olhavam para o mar. E ele disse-me que as pessoas estavam à espera que as ondas chegassem. E eu disse-lhe que me tinha dado uma grande ideia.”

O livro, financiado pelos pais da criança e baseado numa experiência pessoal, conta a história de uma rapariga que tinha medo das ondas e que acaba por ultrapassar este receio. Após o sucesso, que lhe valeu a entrada direta para a lista dos ‘10 escritores mais novos do mundo’, Michelle já tem novos projetos na calha.

O seu objetivo é lançar, através de doações, mais quatro obras que já estão prontas para publicação. Questionada sobre que conselhos daria a jovens escritores que desejam aventurar-se no mundo da literatura, Michelle conclui: “Ler é divertido. Segue sempre os teus sonhos e não deixes que ninguém se meta no teu caminho. Quem não consegue ler não consegue escrever.”