A 24 de novembro, a Estrelas & Ouriços apresenta a sua 3.ª conferência, intitulada “Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal”. Das 9.30h à 13.30h, no Auditório Luíz Vasconcellos do Edifício Imprensa, o Instituto de Apoio à Criança, a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Estrelas & Ouriços unem-se, uma vez mais, para debater a importância da brincadeira na vida dos mais novos.

A conferência surge na sequência do inquérito “Portugal a Brincar II – 2022”, realizado a mais de 1400 famílias, com crianças até 10 anos. Em relação ao primeiro estudo, realizado em 2018, verificam-se diferenças surpreendentes. Se, por um lado, as famílias estão mais focadas na imaginação e criatividade na hora do brincar (de 18,8% a 50,9%), por outro, as crianças passam a receber menos brinquedos ao longo do ano (de 53% a 30,6%).

Como brincam hoje as crianças em Portugal? A conferência da Estrelas & Ouriços responde

Estes e outros dados motivam o debate entre especialistas da área, como o professor e investigador Carlos Neto, a escritora infantil Sara Rodi e a terapeuta da fala Ana Rita Gonzalez, em contexto de mesas redondas, conversas e sessões de Q&A. Uma das novidades que marca presença são os LAB’s “O Poder do Brincar”, focados na reflexão interativa sobre diversas questões. “Vamos criar juntos?”, “Como promover a literacia motora?”, “A leitura como o motor da imaginação” e “O desenvolvimento da consciência fonológica” são alguns dos temas que convidam à opinião de todos.

Brincar para todos

A conferência é desenvolvida em parceria com o Instituto de Apoio à Criança, a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Chicco, o MEO, a Cadin, o McDonald's, as Águas Monchique, o Pinóquio - Fun and Culture, a Cesário Verde - International School e o Expressinho. Segundo Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços, aborda-se um tema relevante, capaz de reforçar o papel da Estrelas & Ouriços “como facilitadora da vida em família e em ambiente escola”.

“Brincar é das dimensões mais importantes e estruturantes no desenvolvimento de uma criança, pelo que nos faz todo o sentido aprofundar esta temática. Trazer a voz dos nossos parceiros para o mesmo palco vai oferecer uma enorme riqueza de respostas às famílias e aos profissionais ligados à área da educação”, afirma.

Não perca este importante debate! Embora as inscrições presenciais se encontrem fechadas, ainda há espaço para todos os que desejam saber mais sobre este tema assistirem online. Caso pretenda fazer a sua inscrição, basta preencher o formulário da Estrelas & Ouriços. Votos de uma boa conferência e boas brincadeiras!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.