A investigação, divulgada pela edição on-line do BBC Saúde, encontrou 4.374 crianças que haviam sido alvo de estudo nos anos 30 na Grã-Bretanha e traçaram, 65 anos depois, o seu paradeiro. O que descobriram foi que as crianças que tinham alto consumo de laticínios e cálcio na infância mostraram maior resistência a derrames e outras doenças letais. O resultado, obtido por investigadores na Grã-Bretanha e na Austrália, foi publicado na revista científica "Heart".
Apesar dos laticínios conterem gordura e colesterol, o alto consumo dos produtos não aumentou os riscos de doenças cardíacas. O levantamento analisou dietas familiares. As dietas ricas em cálcio e laticínios – sobretudo com alto consumo de leite – diminuiu pela metade a mortalidade.
O consumo de pelo menos 400 miligramas de cálcio – presente em menos de meio litro de leite – reduziu em 60% as possibilidades de morte por derrame.
Os dados da pesquisa corroboram os níveis de consumo de laticínios sugeridos actualmente por especialistas.
Para consumir a quantidade de cálcio sugerida diariamente, uma pessoa deve tomar um copo de 200 mililitros de leite, uma porção de iogurte e um pequeno pedaço de queijo.
Os cientistas acreditam que outros factores podem ter influenciado os resultados da investigação. Por exemplo, as crianças que tinham consumo diário mais alto de cálcio vinham de famílias mais ricas, e tinham melhores hábitos alimentares. No entanto, sustentam que há indícios de que o alto consumo de cálcio seja bom para a pressão sanguínea.
A cientista Joanne Murphy, da Stroke Association, que não participou na investigação, avaliou: «este é um estudo interessante, mas nós precisamos observar mais para poder realmente ter ideia dos benefícios do leite na redução de probabilidade de morte por derrame. Enquanto isso, recomendamos que os pais escolham dietas ricas em frutas e vegetais e com pouca gordura saturada e sal para o bem-estar geral dos seus filhos».
2009/08/05
Veja ainda:
À flor da pele
Chupeta ou dedo?
Manual do bebé
Os primeiros banhos
Noites em claro

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.