Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
Os Transportes Intermodais do Porto (TIP) e a Universidade do Porto (U.Porto) desenharam um projeto que permite aos alunos da U.Porto renovar o seu perfil Andante de forma digital, usufruindo assim do desconto de estudante por mais um ano.
O ensino profissional vai contar com 100 novas salas ainda este ano, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, referindo que o Governo pretende continuar a valorizar a importância deste tipo de ensino.
Pais de alunos fecharam hoje a cadeado os portões da Escola Básica de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, num protesto contra a existência de apenas uma turma mista.
As aulas no agrupamento de Monforte (Portalegre) arrancaram hoje sem problemas e com a esperança de ver substituídas as coberturas de fibrocimento, situação que deverá estar resolvida até 2021, após um investimento de 4,5 milhões de euros.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou a Escola Profissional de Almada, no distrito de Setúbal, onde reiterou o objetivo do Governo de que 50% dos alunos do secundário optem pelo ensino profissional.
Será, provavelmente, o maior piquenique académico do mundo: com 800 toalhas de mesa estendidas no relvado da alameda central da Universidade de Aveiro (UA), onde vão almoçar os mais de 2000 caloiros da Academia, o piquenique é o ponto alto do programa de acolhimento aos novos estudantes.
O Ministério da Educação garante que apenas casos residuais continuam a aguardar pelo ‘voucher’ que lhes permite ter manuais gratuitos, estando resolvida a situação de mais de 520 mil alunos que correspondem a 3,5 milhões de livros.
As escolas do 1.º ciclo de São João da Madeira vão passar a ter professores próprios para lecionar os 60 minutos semanais de Educação Física, dispensando desse trabalho os docentes não especializados em desporto, revelou hoje a autarquia.
A primeira fase de obras para remoção de fibrocimento das coberturas de três escolas e um pavilhão de São João da Madeira já está em curso e vai custar à Câmara Municipal cerca de 350.000 euros, revelou hoje a autarquia.
A Câmara de Bragança passa a garantir transporte gratuito a todos os alunos do concelho que frequentam o ensino obrigatório, uma medida com um custo de 40 mil euros, anunciou a autarquia.
O ano letivo arranca hoje oficialmente, mas a maioria das escolas vai esperar por segunda-feira para iniciar as aulas, o primeiro dia de um calendário escolar que poderá este ano ficar ofuscado pelo calendário da contestação sindical.
Embora a utilização de fibrocimento - que contém amianto - esteja proibida desde 2005, centenas de escolas públicas continuam à mercê dos perigos deste químico cancerígeno.
A formação de professores no ensino superior regista a maior queda de interessados e colocados dos últimos anos, num momento em que a atualidade é marcada por divergências nas negociações entre sindicatos e Governo sobre a carreira docente.
O secretário de Estado da Educação afirmou hoje que a autonomia e flexibilidade curricular, medida que é agora disponibilizada a todas as escolas, poderá levar a uma melhoria dos resultados nos exames de acesso ao ensino superior.
O Ministério da Educação disponibiliza manuais escolares gratuitamente aos cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º ano, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública.
Com o novo diploma de educação inclusiva, chega este ano às escolas “um novo paradigma”, extensível a todos os alunos, que vai obrigar as escolas a não trabalharem só para o ‘aluno médio’, dizem os diretores.
Pais e diretores criticam o acesso ao ensino superior assente em exames, e desafiam os reitores a discutir a alteração do modelo que “faz refém” de uma prova de hora e meia o trabalho de três anos de secundário.
O ministro da Educação prometeu, durante meses, sobretudo no parlamento, uma abertura de ano letivo com tranquilidade, mas, perante o falhanço das negociações com os professores na última semana, os sindicatos prometem uma tempestade.
Os professores das escolas portuguesas, assim como os diretores ganham, em média, mais do que outros trabalhadores com formação superior, uma tendência que contraria a maioria dos países da OCDE, revela um relatório hoje divulgado.
Os pais defendem que as escolas não fazem tudo o que podem para chamar as famílias a acompanhar o percurso dos filhos e defendem que as associações de pais deveriam poder discutir questões pedagógicas e de organização escolar.