A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses e que o bebé seja amamentado até aos dois anos.
Embora 90 por cento das mães portuguesas inicie o aleitamento materno, metade desiste de dar de mamar até ao terceiro mês de vida do bebé, de acordo com o Manual de Aleitamento Materno, do Comité Português para a UNICEF.

Solicitar o apoio dos técnicos permite compreender melhor as vantagens associadas ao aleitamento materno, o funcionamento da amamentação e como ultrapassar pequenas dificuldades que facilmente ganham proporções maiores em momentos de conflito.

Eis alguns contactos de entidades e iniciativas que podem ajudar os casais a esclarecer as suas dúvidas relacionadas com o aleitamento materno:

Rede de cantinhos da amamentação – Direção-Geral da Saúde

Sedeados nos Centros de Saúde e em algumas maternidades, os Cantinhos da Amamentação têm assegurado desde 1999, a disponibilidade diária para o acompanhamento presencial de dificuldades na amamentação, desde que as mães o solicitem.

SOS Amamentação

Associação sem fins lucrativos desde 2004 que funciona como linha telefónica de apoio desde 1998. O apoio é feito por voluntárias (os) com formação em Aconselhamento em Aleitamento Materno, segundo as orientações da OMS/Unicef.

La Leche League

Organização internacional sem fins lucrativos fundada em 1956 para dar informação, encorajamento e apoio, através da ajuda de mãe para mãe, a todas as mulheres que queiram amamentar. É representada em mais de 50 países.

IBFAN Rede Internacional Pró-alimentação Infantil

IBFAN Portugal pertence a Mama Mater que é uma Organização Não Governamental. É membro oficial da Rede Internacional Pró-alimentação Infantil (The International Baby Food Action Network), que conta com mais de 250 grupos espalhados por mais de 150 países em todo o mundo.

Vamos dar de mamar

Projeto da Ajuda de Mãe com a parceria da Associação SOS Amamentação e com o apoio da Direção-Geral da Saúde.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no nosso Facebook.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.