Em relação à recuperação da mãe, explica a Enfermeira em Saúde Materna e Obstetrícia Elsa Salgueiro, «normalmente, se for um parto vaginal, o internamento dura 48 horas. Em caso de cesariana, tem a duração de 72 horas.» 

Antes de ir para casa, a mãe é alertada para a consulta de revisão que ocorre pelas seis a oito semanas após o parto e que deve ser marcada com o médico que a assistiu durante a gravidez ou com o Médico de Família. É também informada sobre as opções de métodos de contraceção a utilizar depois do parto.
Como explica a Enfermeira em Saúde Materna e Obstetrícia, durante o internamento a mãe deve ser encorajada a levar adiante o seu projeto de amamentação (se for o seu desejo) e deverá receber todas as ajudas necessárias da equipa de saúde no terreno.
.

Vigilância de peso e administração das vacinas

É também importante a avaliação semanal do peso do bebé durante o primeiro mês de vida para avaliar o êxito do aleitamento materno. 

As vacinas do recém-nascido são administradas na maternidade. Os pais são também orientados para o restante Plano Nacional de Vacinação e para a importância da primeira Consulta de Saúde Infantil.
Por norma, o rastreio auditivo acontece durante o internamento. Já o diagnóstico precoce, vulgo teste do pezinho, é feito até ao sexto dia de vida.

Texto: Ana Margarida Marques

Também poderá gostar de ler:

10 Verdades sobre o leite materno

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no nosso Facebook

.