Com mais peso em cima e à frente do seu corpo, é possível que sinta um certo desequilíbrio ao andar. Ponha de lado os saltos altos, a fim de reduzir o risco de queda. Começou a dar palmadinhas e a fazer festas na barriga sem dar por isso? Este gesto é muito comum nas mulheres grávidas e é sinal de um certo sentimento de afecto e protector que é muito positivo. Qualquer impacto traumático na sua barriga pode fazer mal ao bebé e ser perigoso para si. Evite actividades ou desportos que possam magoar a barriga (até bolas em voo num jogo como o ténis podem ser perigosas) e aperte sempre o cinto de segurança quando conduzir. Coloque a secção inferior do cinto por baixo da barriga e bem justo à volta das ancas, para máxima protecção.

EXPLICAÇÃO

Porque me esqueço de tudo tão facilmente?

Não existe uma explicação conclusiva para que tantas mulheres grávidas se esqueçam diariamente do sítio onde puseram as chaves, mas esta sensação geral de falha de memória na gravidez pode ser causada pela privação de sono. "As mulheres grávidas necessitam de mais horas de sono, mas isso é difícil de conseguir", explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra na Mayo Clinic, no Minnesota. À medida que o corpo se vai transformando e a mulher se vai sentindo mais desconfortável, os padrões de sono podem ser afectados. Outros factores que contribuem para as falhas de memória incluem as hormonas, o stress e uma preocupação com tudo o que esteja relacionado com o bebé.

O QUE ELAS DIZEM

"Estou grávida de 17 semanas e as dores de cabeça parecem finalmente estar a desaparecer. Tinha uma dor de cabeça praticamente todos os dias. E a dor de cabeça provocava-me dores de pescoço. E depois a dor de pescoço causava-me novamente dores de cabeça. Era um círculo vicioso." — Soraia

"Passo a noite às voltas porque fico com os braços dormentes. Estou a tentar dormir de lado. Fico tão desconfortável. Quem me dera pôr no meu quarto uma cadeira reclinável maior e dormir sentada." — Tânia

DICA DE CONFORTO

Irritação cutânea

Poderá sentir bastantes comichões no peito e na barriga, agora que a pele começa a esticar. Pode obter algum alívio das seguintes formas:

• Tomar banho em água morna – não muito quente. (Algumas mulheres garantem as propriedades suavizantes para a pele de um banho morno com uma solução de farinha de aveia)

• Utilizar um sabonete suave e hidratante.

• Aplicar o creme hidratante com a pele ainda húmida após um banho ou duche.

• Usar roupa interior com cós que encaixe por baixo da barriga. (Cuecas que cubram a barriga podem irritar a pele.)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.