Quais as análises que se fazem durante a gravidez?

Durante a gravidez o médico que faz o acompanhamento da grávida prescreve uma série de análises.

As análises mais específicas são para avaliar imunização para a Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus ou possíveis infeções que surjam no decorrer da gravidez de modo a salvaguardar o bem-estar da mãe e do feto.

É também efetuada a pesquisa do vírus da hepatite B, da sífilis e do vírus da SIDA (HIV).

Faz se a avaliação de níveis de glicémia e despiste da diabetes gestacional, que poderá criar problemas no desenvolvimento e crescimento do feto.

As análises de urina permitem confirmar o bom funcionamento renal. E a cultura de urina deteta as possíveis infeções urinárias, que na grávida muitas vezes são assintomáticas. Um estudo Hematológico permite determinar a quantidade de glóbulos vermelhos e a reserva de ferro, o grupo sanguíneo e o fator Rh.

Porque deve ser realizado o exame bioquímico num laboratório certificado pela FMF (Fetal Medicine Foundation)?

É fundamental que seja realizado num laboratório especializado para o efeito, pois tecnicamente, a determinação das substâncias indicadas, só deve ser efetuada por um tipo de tecnologia. Verificou-se que podem ter muitas variações consoante o equipamento e metodologia utilizada, pelo que também aqui o rigor é indispensável. 

O cálculo do risco é um cálculo matemático que entra com todas estas determinações ecográficas e analíticas em função da idade, peso, raça e hábitos tabágicos maternos e idade gestacional. O software escolhido é igualmente relevante, uma vez que deve entrar em linha de conta com as variações destes fatores, ao longo da gravidez. Os referidos fatores não variam todos da mesma forma, no decurso da gravidez.

Onde pode efetuar a colheita de sangue para o exame bioquímico?

Pode realizar em qualquer um dos nossos postos de colheita e laboratórios.

Quanto tempo para entrega do resultado do exame bioquímico?

Quando vier ao laboratório fazer o rastreio bioquímico trás consigo o exame ecográfico, o resultado bioquímico é introduzidos no software para calcular o risco juntamente com as medições realizadas no exame ecográfico, deste modo no próprio dia tem o cálculo do risco, evitando ansiedades e no caso de risco positivo, pode juntamente com o seu médico decidir a realização de uma amniocentese.

Pode também efetuar o exame bioquímico no laboratório e o resultado é enviado diretamente para o seu médico (ecografista certificado FMF), que fará o cálculo do risco.

Por Germano de Sousa