P1. Quanto peso devo aumentar agora?

Aponte para aumentar cerca de 5 a 6 quilos este trimestre (em direcção a um total de 11 a 16 quilos em toda a gravidez) caso o seu peso no início da gravidez estivesse na média. O seu médico poderá recomendar que aumente um pouco mais ou perca um pouco se, no início da gravidez, tenha tido peso a menos ou a mais, ou então se estiver grávida de gémeos ou mais bebés.

P2. Como posso controlar o meu aumento de peso?

Uma forma é comer mais legumes, cereais integrais e lacticínios magros, para além de evitar a comida de plástico. Fazer exercício regularmente, como caminhar ou nadar todos os dias, é outra forma. No entanto, para muitas mulheres grávidas, é mais fácil falar do que fazer. De acordo com um inquérito nos EUA 38 por cento das grávidas afirmam que não conseguiram evitar ganhar mais peso do que o recomendado e 12 por cento disse que não conseguiram aumentar peso suficiente. Nas restantes, o aumento de peso correspondeu aos intervalos recomendados.

O que fazer se estiver a aumentar demasiado de peso:

• Tome o pequeno-almoço todos os dias. Sentir-se-á menos tentada a petiscar a meio da manhã.

• Arranje companhia para fazer exercício, alguém que saia consigo todos os dias para ir caminhar ou nadar, mantendo-a assim motivada.

• Escolha uma alternativa saborosa à comida com gordura. Por exemplo: iogurte magro congelado em vez de gelado, um pãozinho em vez de um donut, ou pipocas em vez de batatas fritas. (Mais ideias.)

O que fazer se tiver dificuldade em ganhar peso suficiente:

• Beba um batido de gelado todos os dias (acrescente fruta fresca para obter vitamina C). Receberá uma boa dose de calorias e ainda beneficia do cálcio do gelado.

• Acrescente pêra abacate à salada do almoço. (É rica em nutrientes e cheia de gordura “boa”.) E mime-se com pequenos snacks saudáveis ao longo do dia. (Os frutos secos são muito calóricos e proteicos.)

• Não salte nenhuma refeição.

• Lembre-se sempre de que deve ganhar peso, para seu bem-estar e do bebé.

P3. De que forma este aumento de peso vai afectar o meu corpo?

Pelo menos alguns desconfortos e dores que irá sentindo ao longo da gravidez estão associados à mudança de forma do corpo e ao aumento do peso do útero. São comuns as dores de costas e é possível que se sinta mais desajeitada e com tendência para as quedas. Conte também com o estiramento da pele, à medida que a barriga e o peito vão ficando maiores, podendo conduzir à formação de estrias. Uma das suas maiores preocupações será saber se conseguirá eliminar toda a sua “gordura de grávida” depois do nascimento do bebé. Evidentemente, o seu corpo não ficará exactamente como estava antes da gravidez mas, se se alimentar correctamente e praticar exercício, todos esses quilos acabam por desaparecer. E será mais fácil recuperar a boa forma se se mantiver activa desde já.

• É muito fácil ficar obcecada com o peso durante a gravidez, especialmente se tiver dificuldade em manter-se nos limites de aumento de 11 a 16 quilos de peso recomendados para a maioria das grávidas de peso normal.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.