Quando se pensa em ter um bebé, pode-se criar alguma ansiedade e insegurança, temos de ter algum cuidado com o nosso corpo, sendo agora crucial para ter um bebe saudável depois.

Se pensa em engravidar nos próximos meses, um ano ou talvez mais à frente, é importante a adopção de pequenas mudanças de estilo de vida que podem proteger a sua fertilidade, aliviar os sintomas da gravidez e mesmo as suas hipóteses de um trabalho de parto mais fácil.

Hoje deixamos-lhe alguns passos simples para manter o seu corpo em forma para a chegada de um bebe

Fazer exames médicos de rotina

Problemas de saúde não diagnosticados como endometriose, síndrome do ovário policístico, doenças auto-imunes e inflamação pélvica causada por infecções sexualmente transmissíveis, podem reduzir a fertilidade e aumentar o risco de aborto espontâneo.

Antes de engravidar, agende um exame com seu médico para saber como está a sua saúde.

Este conselho vale para si e para o seu parceiro também!

Conheça o seu ciclo

Normalmente as mulheres esforçam-se para não ficarem grávidas, o que pode ser mais fácil do que engravidar. O esperma tem apenas 12 a 24 horas para fertilizar um óvulo após a ovulação, por isso o timing é tudo.

Assim as mulheres que controlam os seus ciclos menstruais, têm duas vezes mais probabilidade de engravidar no prazo de seis meses.

comece já a controlar o seu ciclo.

Tome as suas vitaminas

Uma forma simples de garantir uma gravidez mais tranquila é ter as necessidades de ácido fólico preenchidas. Este nutriente reduz o risco do seu bebe sofrer de problemas congénitos. Alguns alimentos ricos neste nutriente são os feijões, brócolos, espinafres, ou até mesmo um suplemento alimentar.

Cuidado com o peso

Manter um peso saudável reduz o risco de complicações no parto. Mas desengane-se, não é apenas o peso da mulher que interessa: a pesquisa de Harvard mostra que homens com excesso de peso são 11% mais propensos a ter uma baixa contagem de espermatozóides do que os homens com peso normal, e os casais que estão ambos acima do peso podem ter que esperar até três vezes mais tempo para conceber do que o normal

Mexa-se

Quanto mais fisicamente activa for, mais fácil sua gravidez pode ser.

A pesquisa mostra que as mulheres activas reduzem o seu risco de problemas de saúde relacionados com a gravidez, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, e são menos propensas a sofrerem de complicações no parto.

Também está demonstrado que o exercício durante a gravidez aumenta a energia e diminui os sintomas de gravidez como distensão abdominal, inchaço e prisão de ventre.

Aponte para 120 minutos de actividade física por semana.

Coma bem

Ora mais uma razão para ignorar fast food: As gorduras hidrogenadas que ingere aumentam o risco de infertilidade.

Por outro lado, as mulheres que seguem uma dieta mediterrânica (com muitos legumes, peixe, feijão, nozes e óleos saudáveis), aumentam as suas hipóteses de engravidar e até reduzir a probabilidade de complicações durante a gravidez.

Encha o seu prato com alimentos frescos, e compre orgânico sempre que possível.

Pessoas que comem produtos orgânicos, têm níveis significativamente mais baixos de exposição a pesticidas do que aqueles que comem alimentos tradicionalmente cultivadas.

Descontraia

Demasiado stress pode aumentar a dificuldade em ser mãe.

De acordo com um estudo publicado na revista Human Reproduction, os pesquisadores descobriram que as mulheres com os mais altos níveis de hormonas do stress como o cortisol, demoraram até 29% mais tempo para engravidar do que outras mulheres. Pior ainda! Os níveis de stress durante a gravidez podem afectar o crescimento e a saúde a longo prazo do seu bebe.

Relaxe, faça yoga, leia o jornal ou converse com amigos próximos e entes queridos, mas mantenha-se longe do stress

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