Dodot
- Hábitos alimentares saudáveis
Com o apoio do médico que vai acompanhar a gravidez, a futura mãe deve adotar hábitos alimentares mais saudáveis que vão beneficiá-la não só a ela, como também a saúde do bebé. Esta deverá ser rica em vitaminas, proteínas, carboidratos integrais, ferro e cálcio. Também é aconselhável que a grávida faça três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não salte refeições, nem compense ingerindo mais numa única refeição. O sal e o açúcar devem ser reduzidos, por causa da tensão arterial e para evitar diabetes na gravidez.
- Dormir bem
A partir de agora será normal se se sentir mais cansada durante o dia. Por isso, a grávida deve dormir 8 horas por dia, e repousar uns minutos ao longo do dia. Os especialistas recomendam que se deite do lado esquerdo, com uma almofada entre as pernas. Uma posição que facilita a circulação sanguínea, assim como a passagem de oxigénio para o bebé através do cordão umbilical.
- Fazer exercício físico
Acima de tudo só deverá fazer exercício depois de falar com o seu médico, e de saber quais as atividades mais aconselhadas tendo em conta o tipo de gravidez e condição física. No entanto, a atividade física é sempre uma mais-valia através de exercícios leves. Não precisa de se inscrever num ginásio. As caminhadas, por exemplo, ajudam a circulação sanguínea, além de que promovem o bem-estar e o humor.
- Cuidar da pele
Seja verão ou inverno, a gravidez exige uma pele bem hidratada. É sabido que a ocorrência de manchas na pele é mais provável durante a gravidez (não que aconteça obrigatoriamente a todas as mulheres). Por isso, use sempre na cara protetor solar (mesmo no inverno). O uso de um bom hidratante no corpo, em especial na barriga e seios, irá evitar e/ou atenuar o aparecimento de estrias. Opte por cremes gordos.
- Usar roupa confortável e adequada a cada fase da gravidez
Não precisa de se enfiar dentro de um “saco de batatas” durante a gravidez. Mas deve escolher roupas confortáveis, e principalmente que não apertem na zona da barriga. Prefira também calçado confortável e evite o uso de saltos altos. Não tem de os abolir completamente, mas opte por saltos mais pequenos e grossos.
- Pré-natal
Se está a planear engravidar, deve desde cedo fazer um pré-natal e começar a preparar o corpo para receber o bebé. Faça os exames que o médico aconselhar e comece também a adotar hábitos mais saudáveis.
- Dizer “adeus” aos maus hábitos
Se fuma, deve deixar o hábito mesmo antes de engravidar. Quanto mais cedo melhor. E evitar espaços com fumo. O consumo do álcool também deverá ser eliminado. Os “bolinhos” a meio da tarde e as sobremesas devem ser reduzidos. Mesmo que normalmente não tenha os níveis de açúcar elevados, a diabetes da gravidez pode ocorrer quando há excessos.
- Usar truques para contornar os desconfortos da gravidez
Os famosos enjoos matinais são um dos sintomas mais frequentes da gravidez. Há quem os tenha apenas durante o primeiro trimestre, mas também podem permanecer durante os nove meses, assim como a azia. Nestes casos, é aconselhável que não fique muitas horas sem comer, e dê preferência a alimentos mais secos entre as refeições, como, por exemplo, bolachas de água e sal. Para evitar a azia, não beba muita água às refeições e não se deite a seguir às mesmas.
- Envolver o parceiro em cada trimestre
É a mulher que está grávida, mas a presença do parceiro nos vários momentos é tão ou mais importante. Principalmente para apoio emocional, mudanças de humor e partilha de medos e receios, assim como das alegrias. Uma boa rede familiar também é importante para a grávida, até porque ajuda a evitar depressões.
- Consultar sempre o médico em caso de dúvida
Qualquer questão ou dúvida, deve consultar sempre o médico que está a acompanhá-la. Não consulte o “Dr. Google”! Uma gravidez bem acompanhada e informada é meio caminho andado para ser também mais tranquila e saudável.
Comentários