1. Hábitos alimentares saudáveis

Com o apoio do médico que vai acompanhar a gravidez, a futura mãe deve adotar hábitos alimentares mais saudáveis que vão beneficiá-la não só a ela, como também a saúde do bebé. Esta deverá ser rica em vitaminas, proteínas, carboidratos integrais, ferro e cálcio. Também é aconselhável que a grávida faça três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não salte refeições, nem compense ingerindo mais numa única refeição. O sal e o açúcar devem ser reduzidos, por causa da tensão arterial e para evitar diabetes na gravidez.

  1. Dormir bem

A partir de agora será normal se se sentir mais cansada durante o dia. Por isso, a grávida deve dormir 8 horas por dia, e repousar uns minutos ao longo do dia. Os especialistas recomendam que se deite do lado esquerdo, com uma almofada entre as pernas. Uma posição que facilita a circulação sanguínea, assim como a passagem de oxigénio para o bebé através do cordão umbilical.

  1. Fazer exercício físico

Acima de tudo só deverá fazer exercício depois de falar com o seu médico, e de saber quais as atividades mais aconselhadas tendo em conta o tipo de gravidez e condição física. No entanto, a atividade física é sempre uma mais-valia através de exercícios leves. Não precisa de se inscrever num ginásio. As caminhadas, por exemplo, ajudam a circulação sanguínea, além de que promovem o bem-estar e o humor.

  1. Cuidar da pele

Seja verão ou inverno, a gravidez exige uma pele bem hidratada. É sabido que a ocorrência de manchas na pele é mais provável durante a gravidez (não que aconteça obrigatoriamente a todas as mulheres). Por isso, use sempre na cara protetor solar (mesmo no inverno). O uso de um bom hidratante no corpo, em especial na barriga e seios, irá evitar e/ou atenuar o aparecimento de estrias. Opte por cremes gordos.

  1. Usar roupa confortável e adequada a cada fase da gravidez

Não precisa de se enfiar dentro de um “saco de batatas” durante a gravidez. Mas deve escolher roupas confortáveis, e principalmente que não apertem na zona da barriga. Prefira também calçado confortável e evite o uso de saltos altos. Não tem de os abolir completamente, mas opte por saltos mais pequenos e grossos.

  1. Pré-natal

Se está a planear engravidar, deve desde cedo fazer um pré-natal e começar a preparar o corpo para receber o bebé. Faça os exames que o médico aconselhar e comece também a adotar hábitos mais saudáveis.

  1. Dizer “adeus” aos maus hábitos

Se fuma, deve deixar o hábito mesmo antes de engravidar. Quanto mais cedo melhor. E evitar espaços com fumo. O consumo do álcool também deverá ser eliminado. Os “bolinhos” a meio da tarde e as sobremesas devem ser reduzidos. Mesmo que normalmente não tenha os níveis de açúcar elevados, a diabetes da gravidez pode ocorrer quando há excessos.

  1. Usar truques para contornar os desconfortos da gravidez

Os famosos enjoos matinais são um dos sintomas mais frequentes da gravidez. Há quem os tenha apenas durante o primeiro trimestre, mas também podem permanecer durante os nove meses, assim como a azia. Nestes casos, é aconselhável que não fique muitas horas sem comer, e dê preferência a alimentos mais secos entre as refeições, como, por exemplo, bolachas de água e sal. Para evitar a azia, não beba muita água às refeições e não se deite a seguir às mesmas.

  1. Envolver o parceiro em cada trimestre

É a mulher que está grávida, mas a presença do parceiro nos vários momentos é tão ou mais importante. Principalmente para apoio emocional, mudanças de humor e partilha de medos e receios, assim como das alegrias. Uma boa rede familiar também é importante para a grávida, até porque ajuda a evitar depressões.

  1. Consultar sempre o médico em caso de dúvida

Qualquer questão ou dúvida, deve consultar sempre o médico que está a acompanhá-la. Não consulte o “Dr. Google”! Uma gravidez bem acompanhada e informada é meio caminho andado para ser também mais tranquila e saudável.

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