A chamada idade dos porquês é um período habitual no desenvolvimento da criança que ocorre por volta dos três anos de idade. Esta fase pode revelar-se cansatiba para os adultos.

 

Para o ajudar, siga as dicas que se seguem e que fazem parte do livro «Comunicar com os Filhos», editado pela Editorial Presença, da autoria de António Estanqueiro: 

 

1. Evite o silêncio


O silêncio nunca é uma boa estratégia. Se os pais não respondem, os filhos aprendem a calar-se e a não fazer perguntas. Respostas dadas com boa vontade, estimulam o diálogo em casa.

 

2. Esteja atento

 

Tente perceber qual a preocupação que está por detrás da pergunta do seu filho. Pode parecer uma coisa ou ser outra. Seja inteligente e dê a resposta certa.

 

3. Mostre interesse

 

Por vezes, o seu filho faz perguntas apenas para ouvir a sua opinião. Assim, será útil que comece você mesmo a perguntar-lhe qual a sua perspetiva sobre determinado assunto.

 

4. Sem tabus

 

Responda com serenidade às perguntas espontâneas do seu filho, mesmo quando abordam temas incómodos. Pode adiar a resposta para um momento mais oportuno mas não critique a pergunta nem desvie o assunto.

 

5. Não mostre receio

 

Em perfuntas complexas, relacionadas com temas escolares, não tenha medo de dizer que não sabe responder. Reconheça que não pode ajudar e incentive o seu filho a fazer pesquisa.