Com os exames escolares chegam os nervos, a ansiedade, o stress dos alunos e dos pais. É do conhecimento geral de que é importante ajudar as crianças a ultrapassarem esta fase de uma forma descontraída para não criarem situações mais complicadas ao nível físico e psicológico.

Renato Paiva, autor dos sucessos "SOS – Tenho de Passar de Ano" e "Ensina o teu Filho a Estudar", desvenda-lhe todos os segredos, as estratégias, as ferramentas e conselhos práticos que irão ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a descobrir o segredo para alcança o sucesso na escola.

Quais são as principais dificuldades dos alunos durante os exames?

Em época de exames são duas as principais dificuldades dos jovens. Uma eficiente preparação, e uma serenidade no momento de prestar a prova. Os alunos tendem a preparar-se de uma forma tardia, pouco consistente e muito memorizada, o que são erros crassos. Outro erro grave é a impreparação que têm para o controlo comportamental durante a prova. São raros os alunos que se preparam para controlar ansiedade, nervosismo, stress, frustração… O controlo das emoções e do comportamento é um bom parceiro para um excelente desempenho.

Existe mesmo um segredo para alcançar o sucesso na escola?

Existe e cada um tem o seu. Para o descobrir é importante saber como se aprende de forma geral, que características tem um bom estudante, e ao longo do tempo aferir que estratégias são mais úteis para cada um. A escolha certa vem sempre pela experimentação do que melhor resulta para cada um de nós.

O programa de ensino em Portugal é adequado às exigências do mundo global?

Na globalidade sim. O ensino superior em Portugal é reconhecido internacionalmente e tem dado provas de competência. Devemos querer mais uma vez que somos um país de serviços, quanto melhor o fizermos melhor será.

Que dez conselhos daria aos alunos para estudarem para exames?

Na Clínica da Educação e na Academia WOWstudy onde exerço, costumamos dar dez sugestões rápidas:

- Nas vésperas revê-se não se estuda;
- Obrigatório realizar exercícios, muitos;
- Faz os teus resumos, não copies dos colegas;
- Prepara exames com 4 semanas de antecedência;
- Estuda regularmente, não deixes acumular matéria;
- Estuda cada disciplina pelo menos 2x por semana;
- Está atento nas aulas e retira dúvidas com a professora;
- Escreve sempre a matéria por palavras tuas;
- Estuda em grupo após estudares sozinho;
- Realiza simulações de testes e exames;

Onde se pode encontrar o seu livro e a que preço?

Nas principais livrarias do país com um valor de capa de 16€.

Quem é Renato Paiva?

Renato Paiva é diretor da Clínica da Educação e da AcademiaWOWstudy. Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal, mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro.

Tem uma vasta experiência como formador de professores, como consultor pedagógico e no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos. O autor exerce também coaching pedagógico de alto rendimento escolar.

Entre 2003 e 2006, colaborou com as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal na formação de professores. Desde 2007 que é consultor pedagógico de vários estabelecimentos de ensino.

Colabora regularmente com a imprensa onde escreve artigos para as revistas Pais e Filhos, Mãe Ideal, Bebé D’Hoje, Super Bebés, Coisas de Criança, Mais Educativa, Zen Energy. É frequentemente convidado em programas de televisão e rádio para abordar temas relacionados com Educação.

Em 2007, editou, com a Esfera dos Livros, o livro SOS Tenho de Passar de Ano, e, em 2012, Ensina o Teu Filho a Estudar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.