Todos os pais sentem que a falta de tempo não permite realizar todas as tarefas que gostariam. Por outro lado os nossos filhos ocupam muito pouco do nosso tempo, por esse facto os pais sentem o peso da culpa, embora vão encontrando “desculpas” diárias para diminuir as suas angústias. Não devemos procurar fugas para a culpa, devemos sim melhorar o tempo que partilhamos como os nossos filhos.
Então como fazer?
O primeiro passo é o de reduzir o “medo” que temos dos nossos filhos, ou melhor dos seus comportamentos, num qualquer momento todos pais já sentiram receio de não conseguir gerir alguma situação, e essa insegurança leva a que evitem estar sozinhos com os seus filhos. Vamos enfrentar situações que não sabemos gerir, não temos respostas para tudo mas devemos perdoar-nos sem dramas, e pensar que hoje não resultou mas vou fazer melhor amanhã, porque a experiencia me vai permitir encontrar uma maior diversidade de respostas. Para melhorar os momentos entre pais e filhos, devemos ter algumas regras a cumprir:
• A dedicação é exclusiva.
• Numa relação ninguém é perfeito.
• Não temos todo o tempo mas o que temos aproveitamos bem.
• O que é bom acaba mas amanhã há mais.
Não vamos perder o nosso tempo como dramas sobre não ter tempo, entre as nossas tarefas diárias vamos encontrar muitos períodos a rentabilizar, podemos dedicar parte deste tempo aos nossos filhos. Podemos começar por não perder tempo com coisas que não acrescentam valor, é melhor chegar ao pé deles 10 minutos mais cedo do que ir fazer umas compras primeiro e só depois ir busca-los mesmo levando um chocolate ou outra coisa como recompensa.
Nos momentos difíceis não desespere, pare dois segundos para pensar e vai perceber que as respostas são mais construtivas e adaptadas, uma resposta precipitada vai fazer-nos perder muito tempo sem resultados. Um dos factores fundamentais da gestão do tempo é a capacidade de ouvir e de garantir que o outro também ouve, só assim as respostas podem ser adequadas.
Ouça o seu filho e quando lhe fala tenha a certeza que ele está a ouvir, crie regras para o diálogo. Distribua tarefas, a delegação é um passo fundamental da gestão do tempo, se as poderem desempenhar em conjunto melhor ainda. Hoje quando estiver no trânsito de regresso a casa identifique uma tarefa a desempenhar em conjunto com o seu filho, esse tempo já está a ser dedicado à família, depois só falta transformar essa tarefa num momento de boa interacção.
A Equipa Let’s Grow.

Morada:
Av. António Augusto de Aguiar, 38 R/c Esq.
1050-016 Lisboa
Telefones: 93 933 55 88 / 91 659 88 38
email: info@letsgrow.pt
www.letsgrow.pt
http://consultoriodeeducacao.blogs.sapo.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.