A Negociação é uma das competências fundamentais para a adaptação das crianças ao meio envolvente. Esta competência promove a responsabilização e o assumir de compromissos, assim torna-se uma poderosa ferramenta no processo educativo de todas as crianças.
Devemos negociar tudo?
A resposta é não, existem coisas que são inegociáveis, como por exemplo, ter ou não outro filho. Essa decisão é dos pais, não pode ser uma criança a decidir se vai ter um irmão, no entanto deve ser envolvida desde o início. Mas a mesada pode e deve ser negociada. É importante dar valor às conquistas e um aumento de mesada deve implicar compromisso. Assim deve ser negociado o valor da mesada e que tipo de custos devem ser suportados por ela.
Devemos ter o cuidado de não incluir nessas despesas questões como a alimentação, para não corrermos o risco de a meio do mês ter de fazer reforço à mesada, desresponsabilizando a criança pela gestão da mesma. Propomos que a negociação faça parte das actividades familiares, as crianças fazem parte da família e devem participar das decisões que a elas digam respeito. O envolvimento nas decisões promove o empenhamento, garantindo o início da responsabilização.
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