Alguns pais preferem ficar descansados e contratar um especialista de segurança infantil a fim de adaptar a casa a um bebé que se movimenta pela casa.

Mas os pais também se podem encarregar desta tarefa sozinhos. Como? Baixe-se. Observe a sua casa do ponto de vista do bebé, agachando-se no chão sobre as mãos e os joelhos.

Procure perigos suspensos. Coloque os cabos de extensão e outros cabos eléctricos em altura e fora do alcance do bebé, ou simplesmente desligue os aparelhos que raramente utiliza. Instale tampas sobre as tomadas eléctricas ao alcance do bebé. Retire as toalhas de mesa compridas.

Retire os objectos móveis. Coloque os objectos frágeis ou pesados em locais elevados durante algum tempo.

Instale barreiras. Se existirem escadas ao alcance do bebé, é recomendado vedá-las com barreiras de segurança para crianças.

Esconda todos os produtos que constituam perigo de envenenamento ou outros perigos. Estes incluem detergentes, suplementos alimentares, medicamentos, produtos de limpeza, facas e outros objectos afiados.

Tranque armários e gavetas. Instale fechos de segurança nos armários e nas gavetas que contêm objectos afiados ou de outra forma perigosos.

Evite o afogamento. Se possui uma piscina, certifique-se de que está totalmente inacessível ao bebé. Nunca deixe baldes nem água com detergente ou outros líquidos por arrumar – o bebé poderá colocar a cabeça nos recipientes e não conseguir retirá-la.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 8 meses, Primeira semana
Porque é que o bebé põe tudo na boca?
Técnicas de descontracção para os pais
7 segredos para viajar melhor com uma criança pequena
Dicas essenciais para a ligação entre o pai e o bebé
Banho seguro

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.