Mesmo antes de nascerem, os dentes fazem com que as gengivas do seu bebé inchem e fiquem doridas, causando irritação e noites mal-dormidas. O nascimento dos dentes pode também causar um aumento da baba. Alguns bebés praticamente não são afectados pelo nascimento dos dentes, mas outros ficam irritados durante vários dias ou semanas.

Para aliviar o mal-estar do seu bebé: Experimente esfregar o dedo limpo nas gengivas do seu bebé. Pode também dar-lhe um pano macio, fresco e húmido para morder. Ou então um anel de dentição ou brinquedo de dentição – se o colocar no frigorífico ou no congelador por alguns minutos, o efeito apaziguador será maior. Consulte o seu pediatra antes de dar qualquer medicamento ao seu bebé. Os analgésicos orais podem proporcionar um alívio temporário às gengivas do seu bebé mas podem também interferir com os seus reflexos ou causar uma reacção alérgica. Nunca dê aspirina ao bebé nem esfregue nas gengivas do bebé.

Tratar o cieiro causado pelos dentes: Se o queixo e o lábio inferior do seu bebé estiverem muito vermelhos, é porque a baba permanente está a irritar a pele. Limpe suavemente (não esfregue) a baba com um pano de algodão e aplique vaselina na área afectada antes de o bebé adormecer.

Evitar problemas futuros: O aparecimento dos dentes marca a necessidade de começar a pensar numa boa higiene dentária. O pediatra do seu bebé irá provavelmente examinar os dentes novos. Alguns especialistas aconselham a utilização de um pano húmido ou gaze para limpar as gengivas e dentes do seu bebé duas ou três vezes por dia, embora se não o fizer, isso não prejudicará o bebé de forma alguma.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.