As secreções nasais podem apresentar diversas cores e consistências: claras (abundantes e líquidas), opacas, espessas e de cor amarelo-esverdeado.

Quando o muco nasal se apresenta mais espesso, o ideal será usar uma solução que o torne mais líquido facilitando a limpeza do nariz (como o soro ou água do mar).

Algumas formas de descongestionar o nariz do bebé:

1. Os aspiradores nasais ajudam a retirar a mucosidade do nariz do bebé. No entanto, aconselhe-se com o pediatra para saber qual o mais adequado, tendo em conta a idade. É recomendado que não se aspire em demasia o nariz, para que não fique depois muito seco. Devem também ser aspiradas apenas as secreções visíveis.

2. Soro fisiológico. As monodoses do soro podem ser muito úteis para descongestionar o nariz. Coloque o bebé de lado, e introduza a ponta da embalagem na entrada da narina, suavemente para não magoar. Aperte de uma só vez a embalagem, libertando o soro. Repita a operação para a outra narina. Vai ver que o ranho sai com facilidade.

3. Prepare um banho morno. Antes de encher a banheira, deixe a água quente correr primeiro, para criar vapor de água que vai ajudar a tornar mais fluídas as mucosidades nasais. Depois, então, encha a banheira com água morna, e enquanto dá banho ao bebé, os vapores de água vão funcionar como um desentupidor natural.

4. Dormir com a cabeça um pouco mais elevada. Coloque uma almofada por debaixo do colchão do berço. Esta posição ajuda o bebé a respirar melhor e a secreção não se acumula na garganta.

Só deve usar medicamentos de farmácia sob orientação médica.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.