Se aguentou os 9 meses de gravidez e as dores de parto acredite que não será assim tão difícil aguentar o 1º mês. Vai ser difícil, mas com um pouco de paciência e muito amor é possível descobrir coisas boas! Com o tempo vai começar a aprender os truques para facilitar a sua vida e a do seu bebé. Para tornar a sua vida mais simples selecionámos algumas dicas básicas para que consiga não só sobreviver como aproveitar estes pequenos grandes momentos!

Não amar - Não se sinta culpada se sentir que não ama plenamente o seu bebé. Como é algo tão diferente da rotina normal pode até ser um choque inicialmente, mas o melhor é ter calma porque o amor vem com o tempo.

Choro sem motivo - Quando o seu bebé estiver a chorar sem motivo aparente não se sinta desesperada, é normal, mas se não sabe o que fazer o melhor é amamentá-lo porque o mais provável é ele ter fome ou simplesmente desejar que o aconchegue.

Amamentar - Amamentar pode ser difícil neste 1º mês porque vai sentir que o seu peito está frágil e embora não saiba como vai conseguir adaptar-se, acredite que com a prática e o tempo aprenderá. Mas se sentir dores insuportáveis o melhor é consultar o seu médico, ele vai orientá-la e aconselhá-la da melhor forma.

Chore se tiver vontade - Por vezes a vontade de chorar é inevitável. Todas as mudanças porque está a passar, o cansaço que sente e as hormonas todas desreguladas tornam normal que isso aconteça. Por isso, se sentir vontade de chorar, chore à vontade. Isso vai aliviá-la e fazê-la sentir-se mais calma.

Peça ajuda - Se necessário peça ajuda a outras pessoas que já passaram pelo mesmo e que a podem ajudar da melhor maneira. O ideal é que sejam da sua inteira confiança.

Compras - Quando faltar pouco para o nascimento da criança, vá ao supermercado e compre todas as coisas essenciais que necessita durante pelo menos o 1º mês. Sair de casa durante os primeiros 30 dias pode tornar-se uma tarefa difícil por isso tenha atenção para que não falte nada.

Cólicas - As cólicas por norma começam por volta do 15º dia e podem durar até ao terceiro mês. Se o seu bebé não demonstrar qualquer desconforto, observe-o cuidadosamente principalmente durante o choro.

Peças de roupa - Cuidado para não exagerar na roupa que lhe veste. Ele apenas precisa de uma peça a mais que os adultos e não de roupa grossa e quente. Se ele apresentar bolinhas vermelhas e estiver a suar do pescoço está com certeza cheio de calor. Por isso não tenha medo e ponha-o mais confortável.

Dormir menos - Vai ser uma mudança repentina, do dia para a noite vai deixar de poder dormir como estava habituada e passará a acordar de x em x horas para amamentar, mas o seu corpo não vai entender tão rapidamente como a sua cabeça. Por isso vai sentir-se muito cansada, mas relaxe porque o seu bebé pode ser sossegado e deixá-la dormir ainda algumas horas.

Regras às visitas - Imponha desde o primeiro dia limites às visitas. Organize-se e tente descansar, mesmo que sejam familiares íntimos é melhor ter atenção para conseguir ter algum sossego.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.