Até o bebé conseguir sentar-se sozinho, normalmente cerca dos seis meses, dar-lhe banho numa banheira para adultos pode ser um esforço desnecessário. Muitos pais adoram saltar para banheira e tomar banho com os bebés, mas isso também pode ser perigoso – o bebé pode bater com a cabeça numa superfície dura ou mesmo afogar-se se escorregar das suas mãos. Se tentar dar-lhe banho sem entrar para a banheira, as suas costas irão começar a queixar-se do tempo que passa inclinada.

Será provavelmente mais fácil manter o bebé limpo lavando-o numa banheira para bebés, concebida para tornar o banho seguro e divertido. Para além de poupar as suas costas nestas banheiras é mais fácil manusear um bebé escorregadio e sempre a mexer-se, agarrando-o com segurança.

O que deve procurar quando for comprar

Tem actualmente muitas possibilidades: banheiras de plástico rígido, banheiras articuladas e mesmo banheiras insufláveis. Muitas banheiras apresentam um rebordo almofadado para maior conforto, enquanto outras têm o interior revestido com uma espuma macia.

Tem muitos modelos por onde escolher, mas este não é um produto para o bebé com que valha a pena perder horas do seu sono. Desde que retenha a água, é tudo de que precisa.

Evidentemente, isso não impediu os fabricantes de inventarem uma infinidade de modelos e funcionalidades de valor acrescentado. Veja em seguida alguns aspectos a considerar:

• Procure banheiras de plástico espesso que não tombem com o peso do bebé nem com o peso da água.

• As banheiras articuladas são mais práticas para guardar e transportar, ao passo que as outras podem ser um pouco mais sólidas e volumosas.

• Poderá dar maior uso a uma banheira adequada a recém-nascidos e a bebés mais crescidos, dado que possui características adaptáveis a um bebé em crescimento.

• Uma tampa na base da banheira facilita o seu esvaziamento.

• Certifique-se de que não tem arestas ásperas que possam arranhar a pele delicada do bebé.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 6 meses, Terceira semana
Porque é que o meu bebé gosta de bater nas coisas?
Segurança na Banheira

Banho seguro
Proteger o bebé do Sol
O que fazer quando o bebé não dorme a sesta

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.