1 – O bebé e a mãe é que são importantes, não a visita

O motivo da visita são de facto a mãe e o bebé por isso, não fale dos seus problemas, não espere que lhe sirvam chá e scones e assegure-se que a sua visita é feita a uma hora conveniente.

2 – Não se ofenda

A mãe pode estar cansada e não lhe apetecer a sua visita naquele momento. Proponha a sua visita e aguarde a resposta, se for negativa, aceite e diga que compreende, sem ofensas.

3 – Ligue sempre antes de visitar

Não há visitas surpresa a mães com bebés, combinado? Se a visita já estiver agendada, ligue 1 a 2h antes e pergunte se precisa de alguma coisa.

4 – Atenção às infeções

Não faça visitas se estiver adoentada ou se esteve com alguém que está doente, nunca leve crianças a conhecer um recém nascido. As crianças estão facilmente colonizadas por micro-organismos infeciosos e podem não ter quaisquer sintomas.

Lave sempre as mãos mal entre em casa da família e nunca beije o bebé, seja em que sítio for!

5 – Leve algo para comer

Leve lanche, jantar, uma refeição congelada, tenha o cuidado de oferecer algo que saiba que a mãe e o pai podem comer, isto é mais importante do que qualquer brinquedo que possa oferecer ao bebé.

6 – Ajude

Proponha vigiar o bebé enquanto a mãe toma banho, prepare uma refeição, faça uma sopa, estenda uma máquina de roupa, passeie o cão, brinque com o irmão mais velho. Em vez de mencionar o que está por fazer, pergunte se há alguma coisa que esteja a incomodar a mãe e que possa resolver.

7 – Cuidado com as perguntas

Não pergunte se a mãe está a conseguir amamentar, se o bebé já dorme a noite toda ou como foi o parto. Opte por saber se o bebé come bem, se a mãe precisa de descansar, se lhe apetece falar sobre o parto ou como se sente com estas mudanças.

8 – São proibidos comentários sobre a casa ou o corpo da mãe

Mesmo que a casa pareça ter sido devastada por um tornado e que a mãe esteja cheia de nódoas de leite ou com o cabelo oleoso, em NENHUM MOMENTO, faça um comentário sobre isso. Se não sabe o que comentar, não diga nada.

9 – Não comente as escolhas dos pais

O bebé usa fraldas recicláveis ou não está a ser amamentado? Qual é o problema? Pergunte como funciona e se o bebé gosta.

10 – Saia antes de ser incómodo ou antes de se aproximar a hora de uma refeição

Faça uma visita curta, não se alongue, saia antes da mãe estar a pensar que vai ter que fazer almoço ou jantar para mais um. Saia e ofereça-se para voltar dentro de umas semanas, não faça parte da avalanche de gente a querer ver o bebé diariamente, quem regressa nas semanas seguintes, é que faz a diferença.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.