Aos 21 anos, Zé Manel é um dos jovens promissores no mundo da música, mas em Novembro vai revelar-se noutros palcos. O vocalista dos Fingertips prepara-se para lançar o primeiro romance, um livro que relata as histórias mais dramáticas das pessoas que conheceu ao longo da vida.

Tal como as letras das músicas que compõe, este livro "exalta também os valores da vida", cujas personagens se alimentam dos desgostos de amor, onde a raiva e a insegurança muitas vezes têm lugar.

Ao longo de 26 capítulos, o autor vai contar os dramas de uma jovem ("Lúcia") que abandona a aldeia onde mora para ir viver um conto de fadas na grande cidade. Essa ingenuidade passa depressa e a protagonista desta aventura tem de enfrentar realidades e situações que nunca pensou existirem.

"Ao longo da minha vida conheci todo o tipo de pessoas: toxicodependentes, gente muito rica, figuras do social, pessoas muito pobres. E todas elas me ajudaram a ser aquilo que sou hoje", confessa Zé Manel a SapoFama.

Zé Manel revelou-nos, também, algumas das características das personagens: "Temos uma miúda que trabalha num café e que é vítima de violência doméstica, porque o namorado é toxicodependente. É a Lúcia, que se apaixona por um homossexual, fotógrafo de moda, cujo namorado é um bancário divorciado. A melhor amiga dela, com quem fugiu de casa e com quem cria o seu escritório de arquitectura, morre de cancro. São histórias que vivemos muitas vezes hoje em dia. São pequenas críticas sociais que abordam os vários mundos com os quais eu convivi".

Todas as personagens têm um pouco de Zé Manel e do mundo em que o artista se tem movimentado. E como todo o escritor que se preze, o jovem quer transmitir uma mensagem neste seu primeiro romance: " Todos nós temos tudo para ser felizes mas não somos, porque não sabemos aproveitar o que já temos - queremos sempre mais..."

(Texto: Joana Côrte-Real)