Na noite em que se celebrou a 75ª edição dos Globos de Ouro, muitas foram as palavras e gestos que deram destaque ao evento, marcado pelos protestos contra a onda onda de relatos de abuso e assédio sexual em Hollywood desde outubro do ano passado.

Viola Davis foi uma das figuras que aproveitou as luzes do palco para dar voz a uma mensagem emotiva dedicada a todas as mulheres que sofreram dos crimes. “Estou aqui porque oiço as vozes das mulheres que disseram ‘me too’, sendo que uma delas fui eu”, começou por dizer.

“Oiço essas vozes, essas pessoas sem nome, sem rosto, todos os dias, que não têm uma plataforma para falar sobre o seu caso de abuso sexual ou violação”, continuou.

A atriz terminou o discurso com uma mensagem que compaixão e solidariedade com as vítimas, apelando a que estas quebrem o silêncio sobre os casos. “Não existem pré-requisitos para a dignidade. Nasce-se digna e eu acho que é essa a mensagem que muitas mulheres precisam de ouvir. As mulheres que ainda estão em silêncio por causa do trauma, da vergonha do abuso. Elas precisam de entender que a culpa não é delas, que elas não são obscenas”, rematou.