A edição de 2016 do Miss Trans Star Internacional, o concurso de beleza para mulheres transexuais que se realiza a 17 de setembro, em Barcelona, em Espanha, conta, pela primeira vez, com uma concorrente portuguesa. Sarah Inês Moreira, a primeira transexual em Portugal a mudar de nome e de sexo no Registo Civil, 29 anos, natural do Porto, defende as cores nacionais numa competição que acolhe algumas das mais belas transexuais da atualidade.

«O desafio de representar Portugal foi lançado através da minha madrinha, a Susana Mastroianni. A Susana fez um show o ano passado neste concurso e ficou com muita pena de não haver nenhuma participante portuguesa. Como ela sempre me achou muito bonita, muito arranjada e uma forte concorrente, disse-me», revelou a modelo portuguesa em entrevista ao site Dezanove.pt.

«Estou a preparar-me para representar o melhor possível o meu país», afirma ainda Sarah Inês Moreira que, em criança, tinha o hábito de vestir as roupas da mãe. Aos 15 anos, começou a pensar em mudar de sexo e, aos 17, fugiu de casa. «A minha participação é feita com o intuito de haver uma paragem na exclusão e discriminação das transexuais em Portugal», defende.

«No fundo, nós somos uma comunidade que sofre muito. Para mim, é muito importante defender esta causa», acrescenta ainda a modelo, que não teme as críticas. «Sou um ser humano como todos os outros. Ninguém está livre de ter um transexual, um gay, uma lésbica na família. Não têm de me aceitar, mas têm de me respeitar», afirma ainda, convicta.

Texto: Luis Batista Gonçalves