Sofia Ribeiro partilhou uma foto da sua mama, tirada antes de começar os tratamentos contra o cancro da mama, em 2015, e falou sobre a doença.

Inicialmente, a atriz explicou aos seus seguirdes o que é o cancro.

“É a proleferacao anormal de células. Um conjunto de células forma um tecido que por sua vez formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente a células crescem e dividem-se dando lugar a outras células. Algumas vezes esse processo corre mal. Formam-se células novas sem que o organismo necessite e ao mesmo tempo as células velhas não morrem. Este conjunto de células a mais forma um tumor”, começou por escrever Sofia Ribeiro na legenda da fotografia publicada na sua página do Facebook, no Dia Mundial Contra o Cancro.

Neste dia, a atriz frisou ainda que é importante “informar mais sobre o que é o cancro e como ‘preveni-lo’”. “Não é só usar o lacinho rosa na camisa em dias de calendário. É partilhar, espalhar informação para diminuir os diagnósticos tardios, a incidência e melhorar a vida de quem está em tratamento. É fundamental mudar a maneira como olhamos para o cancro”, acrescentou.

Na mesma publicação, a atriz referiu também que esta é uma doença “grave” e “muito difícil”, “mas não é uma sentença de morte”.

“Todos corremos risco de morrer, ou não estivéssemos todos vivos. Muitos casos poderiam ser evitados se os hábitos de vida fossem mais saudáveis. Praticar atividade física regularmente, evitar o tabaco, restringir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e equilibrada (dando prioridade a alimentos não industrializados, além de frutas e verduras em abundância). Aprender controlar o stress e a ansiedade, são algumas formas de diminuir a nossa possibilidade de desenvolver a doença. [...] Conhece o teu corpo, faz os teus exames, fica atento aos sinais e procura um médico se sentires alguma alteração", rematou.